AEN
O Bahia tem seus pilares e sua ideia de jogo, mas a melhor versão do Tricolor no Campeonato Brasileiro não passa por destaques individuais, nem pelos planos de Rogério Ceni. O protagonista é a Casa de Apostas Arena Fonte Nova, local que foi palco de mais uma vitória do Esquadrão, que venceu o Grêmio por 4 a 0 na noite do último domingo.
A escalação tricolor tinha o problema da ausência de Juba na lateral esquerda e o meio de campo desfigurado, sem Caio Alexandre e Everton Ribeiro. Isso depois de uma derrota com atuação pouco inspirada no clássico, mas contra o Grêmio, dez minutos de Arena Fonte Nova foram suficientes para recolocar o time nos trilhos.
O Bahia colocou em prática sua “versão mandante” desde o apito inicial e empurrou o Grêmio com avanços de Ademir, que na segunda tentativa deixou Iago Borduchi em ótima condição para marcar. Logo depois, Willian José acertou um chutaço do meio da rua e resolveu o jogo para o Tricolor.
O início arrasador, somada à fragilidade do adversário, foram ingredientes que combinaram para a manutenção do domínio tricolor. Em meio a uma já longa sequência com importantes desfalques, a partida do último domingo foi a que o Bahia menos sentiu a ausência de Caio Alexandre, por exemplo. E diferente do Ba-Vi, o meio de campo também se virou bem sem Everton Ribero.
Além do bom jogo da trinca formada por Acevedo, Jean Lucas e Michel Araujo, o Bahia teve Ademir oferencendo amplitude pela direita e Tiago dando mais presença dentro da área pelo outro lado. Nesse ritmo o Tricolor foi empilhando chances, até fazer o terceiro com David Duarte, já no segundo tempo.
O placar elástico virou uma justa goleada já nos acréscimos, com o gol marcado por Rodrigo Nestor. E não é exagero dizer que o Bahia produziu para fazer ainda mais gols. Michel Araujo, por exemplo, desperdiçou lance cara a cara com o goleiro adversário. Tiago, em mais de uma oportunidade, também estave perto de marcar.
Vencer o Grêmio em casa fez o Bahia retomar o posto de melhor mandante do Campeonato Brasileiro, agora com 78,5% de aproveitamento em seus domínios. São dez vitórias, três empates e uma derrota em 14 jogos, números que vão ser atualizados já nesta semana, quando o Tricolor volta a contar com a força da Fonte Nova na Série A.
Às 19h30 (de Brasília) desta quarta-feira o Bahia recebe o Internacional para pagar o jogo atrasado válido pela 14ª rodada. É a chance do Tricolor ganhar uma posição e se aproximar do G-4, já que neste fim de semana os concorrentes diretos também venceram e mantiveram a equipe no sexto lugar do Campeonato Brasileiro.