Sthefany Brandalise
Para comemorar os 108 anos de Teixeira Soares, a Secretaria de Educação, em parceria com a Prefeitura e as escolas municipais, promoveu um Concurso de Desenhos com os alunos do 3º ano. A cerimônia de premiação ocorreu na manhã da segunda-feira (07), na Estação Ferroviária, com a presença de autoridades, professores, pais e alunos. Os cartazes finalistas foram expostos na Prefeitura Municipal e receberam votação popular, que mobilizou a comunidade e demonstrou o engajamento em torno da valorização da história local.
A ação surgiu a partir de uma reunião da Secretaria de Educação com o prefeito Ivanor Muller, quando foi decidido homenagear o município de forma criativa, valorizando o olhar das crianças sobre sua terra natal. “Então, primeiramente nós estávamos em reunião com o prefeito e foi decidido fazer algo para o aniversário de Teixeira Soares, algo sobre a nossa terra. Como este ano não tem o desfile, então a gente optou de fazer o concurso de cartazes”, explicou a secretária de Educação, Kelly Regina Camargo.
Os alunos do 3º ano desenvolveram os desenhos com o apoio das famílias e da equipe escolar. “A gente lançou a ideia, os diretores acataram, e junto com as famílias as crianças puderam fazer os cartazes sobre a história do município. E a gente viu bastante dedicação, amor, a criatividade deles e principalmente, assim, aquele amor pela terra, pelo município”, destaca Kelly.
A seleção dos finalistas envolveu duas etapas de votação: uma interna nas escolas e outra aberta ao público na sede da prefeitura. “Todas as crianças fizeram os cartazes, aí teve uma votação na escola onde os três melhores de cada uma nós colocamos em exposição na prefeitura, o que deu um total de 18 cartazes. E ficou aberto para a população votar, o que foi bem bacana, porque eles fizeram uma mobilização, veio bastante pessoas votar. Teve campanha, teve muitas pessoas que vieram do interior, era a fila para fora da prefeitura. Foi muito gratificante”, explica Kelly.
O prefeito Ivanor Muller fez questão de parabenizar a todos os envolvidos. “A gente fica muito grato por podermos homenagear as crianças, incentivar as nossas crianças, que são o futuro. Eu fico feliz de estar à frente pela terceira vez no nosso município, como prefeito, e buscando as inovações, incentivando os professores, os nossos alunos, os nossos motoristas, todas as pessoas que trabalham em prol da educação. Isso, para mim, é um termo de alegria já, nesses seis meses, podendo fazer uma premiação, buscando frutos e colhendo em seis meses dessa administração”, afirma.
Os vencedores do concurso foram:
1º lugar: Escola São Sebastião, aluna Paola Byczkowski
2º lugar: Escola Alteny Maria, Gabriela Ribeiro da Rocha
3º lugar: Escola Madre Rosa Rosato, Augusto Duarte de Oliveira
4º lugar: Otávio Levandoski, Adriel Cedoski Ferreira
5º lugar: Escola Maibuk, Luan Henrique Kupczak de Graauw

Foto: Sthefany Brandalise
Os professores da aluna Paola Byczkowski comemoraram a vitória. Clemerson, da disciplina de História e Geografia, destacou o alinhamento do conteúdo com o projeto. “O município é assunto do segundo trimestre, e foi trabalhado desde o início com a história do município, todos os moradores, pontos turísticos. E depois, para culminar o trabalho, foi pedido para que eles fizessem esse cartaz. Por sinal, ficou campeão. Gratificante saber que ela soube colocar no cartaz, expor tudo o que eles aprenderam sobre o município”.
Taís Regina, professora de Português, Matemática e Ciências, também comemorou o resultado. “O trabalho ficou muito bem feito”.
Além da premiação, a mobilização e o talento dos alunos deixaram uma marca permanente. Parte dos cartazes será adotada por comércios locais e ficará em exposição mesmo após o aniversário do município. “Alguns comércios adotaram os cartazes, vão ser divididos e vão ficar em exposição até depois do aniversário”, informou Kelly.
Fotos: Leticia H. Pabis





