Esther Kremer
Os alunos do 5º ano A, da Escola Municipal Maria Alves Pontarolo, de Imbituva, realizaram uma atividade sobre o tema “queimadas”. A professora responsável pela turminha, Dircéia Kloster Bobato, utilizou o jornal impresso com a matéria “Saiba o que são as queimadas e a sua consequência ao Meio Ambiente” para conscientizar as crianças sobre o perigo em torno do assunto.
Sabemos como as queimadas são prejudiciais para o planeta e que no ano de 2021 foram registrados cerca de 27 mil focos de incêndios no Brasil, os alunos realizaram uma conversa sobre o tema fazendo a leitura da matéria e, assim, conseguiram embasamento para a aula.
Após este momento, as crianças realizaram a atividade do caça-palavras, também disponível na página do impresso e envolvendo o tema. Realizaram a produção de textos e, por fim, como atividade artística, coloriram a imagem do “Planeta Terra”, ofertada pela professora e desenharam imagens sobre o Meio Ambiente que, juntos, fizeram um cartaz.
Professora, mande a atividade da sua turminha para o e-mail jornalismo@folhadeirati.com.br e apareça na próxima edição do Folha na Escola.
Relato da professora
Dircéia Kloster Bobato
As consequências das queimadas, de modo geral, são prejudiciais, tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana. De forma direta, as queimadas geram destruição ambiental dos biomas e áreas que elas afetam, e elas também emitem gases poluentes e fumaça, que causam mal à saúde do ser humano, quando inalados imediatamente.
A principal consequência do desmatamento está atrelada ao desequilíbrio ambiental provocado pela perda da vegetação nativa. A remoção da vegetação provoca uma grande perda da biodiversidade assim como a perda do habitat de animais e plantas, e, ainda, impacta diretamente na elevação do número de espécies em extinção como também a erosão do solo: a retirada da vegetação também deixa o solo mais exposto à ação do Sol, dos ventos e das chuvas, o que pode desencadear o seu processo de degradação.
Os trabalhos em sala de aula deram-se através de:
- Leitura e discussão do tema;
- Atividade no jornal (caça-palavras);
- Produção de texto;
- Atividade de arte, (colorir a imagem do “Planeta Terra” e desenhar imagens sobre o meio ambiente).