Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Irati PR, 05:00, 8°C

O kit, composto por calça, jaqueta, camiseta de manga curta e camiseta de manga longa, está sendo distribuído diretamente nas escolas
Entrega contempla todas as escolas e reforça igualdade, identidade e conforto aos estudantes – Foto: Leticia H. Pabis

Sthefany Brandalise

A Secretaria Municipal de Educação de Irati iniciou a entrega dos uniformes escolares para os alunos da Rede Municipal de Ensino. O kit, composto por calça, jaqueta, camiseta de manga curta e camiseta de manga longa, está sendo distribuído diretamente nas escolas, conforme a chegada dos lotes enviados pela empresa fornecedora. A ação busca garantir equidade, organização e conforto no ambiente escolar, beneficiando todos os estudantes.

Segundo a secretária de Educação, Eliceia Halatiki, o processo teve continuidade a partir de uma licitação já existente, permitindo agilidade na entrega ainda neste ano letivo. “Quando iniciamos a gestão, foi uma das primeiras coisas que fomos ver. Já havia uma licitação em andamento e nós demos prosseguimento para a ganhar tempo. Se nós fôssemos fazer um processo licitatório novo, nós não teríamos tempo hábil para fazer essa entrega este ano”, explica.

O kit entregue segue os padrões estabelecidos anteriormente. “Como já era algo pré-estabelecido no ano anterior, nós estamos fazendo a entrega de uma calça, uma jaqueta, uma camiseta de manga curta e de uma de manga longa”, comenta Eliceia.

Sobre a qualidade do material, Eliceia destacou que a atual remessa apresenta tecido mais fino, mas que há planos de melhoria para os próximos anos. “Nós percebemos que é um material mais fino, mas este ano nós temos esse material para fazer essa entrega, por ser algo que já estava pré-estabelecido. Porém, conversando com o prefeito, pensamos que para o ano seguinte seja algo melhor, e nós já estaremos, a partir de agosto, pensando em uma nova licitação”.

Todos os alunos da rede municipal têm direito ao uniforme. A entrega é feita diretamente nas escolas, conforme a chegada dos itens. Caso haja necessidade de troca, o processo também ocorre nas próprias unidades. “Todos os alunos têm direito. Nós estamos fazendo a entrega do que já veio da empresa e à medida que chegarem, as escolas estarão fazendo a entrega para os alunos. E caso os pais percebam algo que não está de acordo no uniforme, podem conversar com as diretoras, com as coordenadoras e elas farão essas trocas. Nós temos uma sobra na secretaria que nós podemos estar disponibilizando para essa troca. Então, todo o material que vocês verem que não está correto, nós podemos fazer essa troca”, comenta.

Eliceia também reforçou a importância do uso do uniforme. “Além de evitar o uso de roupas de passeio, o uniforme traz uma equidade, que todos os alunos tenham o mesmo tratamento, têm direitos iguais, e isso já começa pelo uniforme, de todos serem vistos de uma forma igual”.

A ação tem sido bem recebida pelos alunos. Marjorie Camile Mendes, estudante do 4º ano da Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento, aprovou o novo uniforme. “É bem quentinho, bonito, eu gostei muito”, finaliza.

Leia outras notícias