Irati PR, 11:53, 15°C

Presidente da Assembleia Legislativa falou sobre transparência, investimentos regionais, projetos e seu futuro político para 2026
Foto: Nilton Pabis

Esther Kremer com reportagem de Nilton Pabis

Durante entrevista concedida à Folha de Irati, o presidente Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Alexandre Curi, falou sobre sua trajetória política, os avanços no Legislativo estadual, a parceria com o governo Ratinho Júnior e sua intenção de disputar o Governo do Estado nas eleições de 2026. A conversa ocorreu em Curitiba, e abordou desde temas regionais até questões diplomáticas, como a taxação de produtos brasileiros pelos Estados Unidos.

Com forte atuação nos municípios do interior e projeção crescente nas grandes cidades, Curi defende a continuidade das políticas públicas implantadas pelo atual governo e aposta no diálogo como ferramenta essencial para a boa política e para a diplomacia internacional.

Durante a entrevista, o deputado relembrou sua trajetória política iniciada aos 18 anos como vereador em Curitiba e, posteriormente, como deputado estadual, função que ocupa há seis mandatos consecutivos. Atualmente, como presidente da Assembleia Legislativa, ele lidera uma gestão marcada por economia de recursos públicos, transparência e aproximação com a população.

Segundo Curi, sua atuação é pautada pelo municipalismo e por uma presença constante nos 399 municípios do Paraná. “Sou um deputado resolutivo, apaixonado pelo Paraná e que prioriza as políticas públicas. Nosso foco está longe da polarização ideológica”, afirmou.

“Tenho trabalhado internamente para que o PSD possa escolher meu nome. Caso isso aconteça, estarei pronto para dar continuidade à gestão do governador Ratinho Júnior” – Alexandre Curi sobre futuro político

Economia, investimento e transparência

Curi destacou a economia gerada pela Assembleia, onde, este ano, devolverá 47% do orçamento. “Somos a única Assembleia do Brasil que devolve quase metade do orçamento. Esses recursos voltam para a população por meio de programas como o Asfalto Novo e Vida Nova, além de investimentos em creches, hospitais e infraestrutura urbana”, explicou.

Ele também ressaltou a transparência do Legislativo. “Lançamos o novo Portal da Transparência, onde qualquer cidadão pode consultar servidores, contratos, licitações. É dinheiro público, e temos a obrigação de prestar contas”, disse.

Código de Ética

Outro ponto abordado foi a criação de um Código de Ética com regras claras para o Conselho de Ética da Casa. Segundo Curi, o novo regulamento trará segurança jurídica para que infrações como discursos ofensivos e desrespeitosos sejam de fato punidas, sem margem para judicializações que interrompam o processo. “Não se trata de cercear a liberdade de expressão, mas de coibir o abuso e preservar o respeito no Parlamento”, afirmou. Ainda, o deputado exaltou o projeto Assembleia Itinerante, que aproxima os deputados da população em todas as regiões do Estado. “Esse contato direto permite que a população conheça o Legislativo e dialogue com seus representantes.”

Futuro político

Questionado sobre a possibilidade de disputar o Governo do Estado em 2026, Alexandre Curi confirmou seu interesse e afirmou estar preparado, mas reforçou que a decisão será coletiva. “Esse é o meu desejo. Tenho trabalhado internamente para que o PSD possa escolher meu nome. Caso isso aconteça, estarei pronto para dar continuidade à gestão do governador Ratinho Júnior, que transformou o Paraná nos últimos sete anos”, declarou.

O deputado reiterou que sua eventual gestão à frente do Executivo será marcada pelo diálogo e por um governo regionalizado, com atenção tanto às pequenas cidades quanto aos grandes centros. “Quero, caso eleito como governador, fazer um governo itinerante, transferindo a sede para cidades como Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, ouvindo prefeitos, lideranças locais e a população sobre temas como transporte, saneamento e segurança pública. Para ouvir, para aproximar a população”.

Relações internacionais

Mesmo sendo um tema fora da alçada estadual, Curi também opinou sobre a tensão diplomática entre Brasil e Estados Unidos, causada pela taxação proposta por Donald Trump. Ele criticou a politização do tema e defendeu o diálogo como solução. “O problema da taxação se resolve com diálogo, com diplomacia. O Brasil precisa deixar de lado essas ideologias políticas rústicas. Essa briga só prejudica o país. A diplomacia sempre foi nossa força. O presidente Lula precisa sentar com Trump e resolver essa questão. Estamos a uma semana de um desastre, e o setor madeireiro do Paraná será o mais prejudicado”, alertou.

Curi destacou que 60% das exportações do setor madeireiro paranaense vão para os Estados Unidos, com forte impacto em municípios como Palmas, Bituruna, Pato Branco e Telêmaco Borba. “Não podemos permitir que uma pauta ideológica coloque em risco empregos e renda de milhares de paranaenses.”

Encerrando a entrevista, Alexandre Curi agradeceu à Folha de Irati e à população da região sudeste do Estado, reafirmando seu compromisso com os municípios da região. “A Assembleia precisa continuar próxima da população. É assim que construímos uma política séria, transparente e eficaz”, finalizou. Com um discurso de continuidade, pragmatismo e diálogo, Curi se posiciona como um dos principais nomes na corrida para o Palácio Iguaçu em 2026.

Leia outras notícias