Nesta quinta (20), dia em que entrou em vigor o novo decreto da Prefeitura de Irati, a Guarda Municipal esteve nas agroveterinárias que estavam abertas e solicitou o fechamento, e que funcionassem apenas no delivery, conforme o documento.
Na terça-feira (18), a Prefeitura divulgou uma nota sobre as novas medidas, e nela constava que estes estabelecimentos poderiam funcionar. Porém no decreto, que só foi liberado na quarta (19), determinava apenas serviços médicos veterinários.
De acordo com a procuradora do município, Carla Queiroz, houve um equívoco na informação repassada pela Secretaria de Comunicação à imprensa e aos moradores. Mas ela enfatiza que foi informado que o decreto seria liberado no outro dia e que o que vale é o documento oficial. Desta forma, é preciso cumprir a regra.
Os serviços essenciais que podem abrir enquanto estiver em vigência o decreto são:
- Setor industrial e obras de construção civil;
- Mercearias, minimercados, mercados, supermercados, panificadoras e açougues;
- Farmácias;
- Postos de combustíveis, com exceção loja de conveniência;
- Distribuidora de gás;
- Agencias bancárias e lotéricas;
- Serviços de registro civil;
- Serviços médicos veterinários.
As demais atividades podem funcionar apenas na modalidade delivery, com as portas fechadas, de segunda a sábado.