Leandro Bianco
Um grupo de 26 agricultores da Alemanha visitou os municípios de Irati e Rio Azul na terça-feira (19), com o objetivo de conhecer de perto a realidade da produção agrícola da região. Os produtores alemães estão realizando essas visitas a diversas cidades do Paraná para entenderem sobre as diversas formas de agricultura presentes no estado.
As visitas técnicas foram realizadas por intermédio dos Sindicatos Rurais de Irati e Rio Azul, em parceria com o Supermecado Martins e a Cooperativa Cresol. Primeiramente, os agricultores visitaram a propriedade do agricultor Luiz Hinça, na comunidade de Camacuã, em Irati, onde puderam observar as plantações e conhecer um pouco mais sobre o cultivo do tabaco, feijão e erva-mate. Em seguida, deslocaram-se até o Supermercado Martins, em Rio Azul. No local, participaram de uma reunião técnica, que incluiu uma conversa e troca de experiência com os produtores de hortifrutigranjeiros do município, além de uma explicação sobre o funcionamento do sistema de venda direta dos agricultores da região para o Supermercado Martins.
Daniel Rosenthal, diretor do Sindicato Rural de Rolândia, que está acompanhando os agricultores durante essas visitas, traz os detalhes dessa iniciativa. “A ideia principal em trazer essas comitivas é promover uma troca de boas práticas. As pessoas de fora vêm conhecer as boas práticas aqui para levar para lá. E, como o agronegócio é muito importante no Brasil, eles querem ver o que os agricultores brasileiros ou o que o agronegócio brasileiro tem feito, para que seja reconhecido como uma atividade importante, porque, na Europa, de modo geral, a atividade agrícola não é reconhecida pela população e é muito combatida, falando que o agricultor é o culpado dos problemas que são do dia a dia da população”, explica.
O agricultor alemão, Philipp Hoff, contou sobre sua percepção após conhecer a agricultura brasileira de perto. “O agricultor aqui é extremamente profissional, respeita o meio ambiente e tem muito futuro. Em função da possibilidade de os agricultores, poderem plantar duas culturas ao ano, até três culturas ao ano, em termos de competitividade, o Brasil, está muito à frente da Alemanha”, destaca.
Mesaque Kecot Veres, presidente do Sindicato Rural de Irati, destacou a relevância dessa visita para a agricultura de Irati e região. “É muito importante porque a nossa região é formada por imigrantes, principalmente, de origem europeia. Então, é uma troca de experiência muito positiva, eles vêm para aprender e com essa troca, a gente também se percebe como que está a nossa região e aprende também com a visita deles”.
O secretário de Agricultura e Presidente do Sindicato Rural de Rio Azul, Airton Rigo Moretto, falou sobre a visita ao município. “A programação incluiu uma reunião com os produtores de hortifrutigranjeiros aqui de Rio Azul, para conhecer e trocar informações sobre o que eles estão achando do nosso local, do nosso município, da nossa forma de produzir, da nossa forma de trabalhar com a terra e da nossa forma de preservar o meio ambiente”, conta.
Elvis Martins, diretor do Supermercado Martins, comentou sobre como foi recepcionar os agricultores da Alemanha. “Para nós é uma experiência gratificante, estarmos podendo realizar um intercâmbio de conhecimento, junto com alguns produtores locais da nossa região, que hoje são fornecedores do Martins, uma empresa que está de portas abertas para qualquer tipo de iniciativa nesse segmento que vise o fortalecimento da nossa região”, ressalta.
A vice-prefeita eleita de Irati, Larissa Mazepa, que acompanhou a chegada deles, também comentou sobre a relevância desse compartilhamento de experiências. “Eles vêm aqui para conhecer a nossa cultura, o que que a gente produz aqui, como a gente produz e fazer essa troca de experiência. Isso só enriquece tanto a agricultura familiar aqui em nossa cidade, como também abre a mente dos nossos agricultores para diversificar cada vez mais a nossa agricultura”, disse.