Irati PR, 18:50, 26°C

Encontro abordou direitos das mulheres e combate à violência de gênero com autoridades e comunidade
Mais de 320 pessoas participaram da programação, que contou com palestras, depoimentos e debates – Foto: Assessoria

Sthefany Brandalise

O município de Teixeira Soares promoveu na quarta-feira (20) um grande evento alusivo ao Agosto Lilás, no Centro de Eventos Miguel Belinoski. Mais de 320 pessoas participaram da programação, que contou com palestras, depoimentos e debates sobre os direitos das mulheres e o enfrentamento à violência de gênero. Autoridades do Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil e Militar, além de lideranças políticas e comunitárias, estiveram presentes para fortalecer a rede de conscientização e apoio.

O vice-prefeito Ademilson Pires ressaltou a relevância da criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres no município. “Para mim e para o prefeito é uma importância muito grande essa secretaria que foi criada para dar apoio a todas as mulheres do nosso município. Queremos que as nossas mulheres tenham o direito de viver uma vida digna”.

Autoridades estiveram presentes para fortalecer a rede de conscientização e apoio – Foto: Assessoria

A coordenadora do CRAS, Andréia Arcego, destacou o trabalho coletivo. “Com o apoio da prefeitura, esse evento de tamanha grandiosidade conseguiu trazer municípios e representantes para trabalhar a questão da violência contra a mulher, e nossos palestrantes trabalham em conjunto com a comunidade. Trouxemos toda a equipe e autoridades de peso para fazer um combate à violência, ao feminicídio”, disse.

A ativista Bruna Spitzner reforçou a necessidade de informação. “É assustador pensar que uma lei de quase 20 anos não é conhecida pelas próprias usuárias. Muitas vezes, as mulheres não sabem como buscar ajuda. Precisamos relembrar a trajetória dessas mulheres para dar sentido à luta”. Em outra fala, Bruna relatou como o feminicídio de sua prima Tatiane Spitzner marcou sua vida. “Nada traz a Tati de volta, mas se a gente puder evitar que outras mulheres sofram o que ela sofreu, o legado dela vai ser eterno”.

Fotos: Assessoria

A presidente da Câmara de Vereadores, Inês Aparecida Ferreira, também enfatizou a importância da conscientização. “Muitas vezes pensamos apenas na violência física, mas há também a psicológica, a moral. Esse evento mostra que precisamos denunciar e nos impor, defender umas às outras”, afirma.

A diretora de Políticas Públicas para Mulheres, Dainara Aparecida, destacou o avanço institucional no município. “Este ano já realizamos a criação do Conselho, do Departamento de Política para as Mulheres, a primeira Conferência da Mulher e agora o Agosto Lilás. É a realização de sonhos, porque vemos mulheres buscando seus direitos e homens engajados nessa luta”.

Fotos: Assessoria

O delegado titular da Polícia Civil de Teixeira Soares, Wesley Vinícius, chamou a atenção para a gravidade dos casos. “A maioria dos boletins que chegam à delegacia está relacionada à violência contra a mulher, desde a física até a psicológica e patrimonial. Eventos como este ajudam a conscientizar e, muitas vezes, podem evitar fatalidades”, finaliza.

Leia outras notícias