Irati PR, 22:23, 22°C

Elenco espanhol fez reconhecimento do gramado do Maracanã nesta sexta e encara o Flamengo no sábado na final da competição; treinador fala ao ge sobre a importância do trabalho feito em "La Masia"
Belletti, treinador do Barcelona Sub-20 Foto: LANCE!

ge

Juliano Belletti se tornou treinador há um ano no Barcelona. Nesse período, conquistou os três maiores títulos da categoria que disputou e garantiu a vaga para a Copa Intercontinental Sub-20, com a chance de levar uma taça inédita para o clube.

O rival do Flamengo na final deste sábado, no Maracanã, viu de perto o poder que a “La Masia”, base do Barcelona, tem e acredita que o segredo do sucesso está na constância.

“O diferencial é a regularidade na metodologia. Nem quando ganha está tudo certo, nem quando perde está tudo errado. Essa regularidade, mesmo com mudança de treinador, mudança de geração, se mantém dentro do clube um projeto, nem digo de longo prazo, mas de sempre. Que é a competitividade e a intensidade dentro da equipe primeiro, dentro de La Masia, para que eles entendam que para ser titular e continuar jogando no clube, precisam estar sempre em boa forma e estar preparados para as oportunidades.”

contou Belletti ao ge.

O efeito das categorias de base aparece nos resultados do time, tanto no juvenil quanto no profissional. De lá saíram nomes como Lamine Yamal, Xavi, Iniesta, Messi, além das novas joias do elenco que vai jogar no sábado.

A maior parte desse time esteve com Belletti no sub-19 na temporada passada e conquistou as três maiores taças do calendário: o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei e a Youth League da Uefa (equivalente a Champions League). Aliás, quatro jogadores dessa base ficaram na Espanha a pedido do treinador Hansi Flick para compor a equipe principal.

“O Barça é um time que oferece essa possibilidade: que o garoto jovem tenha a oportunidade de estar com o time profissional, para quando chega essa oportunidade eles poderem aproveitar” disse o técnico.

O Barcelona sub-20 e Belletti chegaram ao Rio na terça-feira, treinaram no CT do Fluminense, o Carlos Castilho, e fizeram passeios turísticos pela cidade.

Taça e medalha que Flamengo e Barcelona disputarão neste sábado
Fotos : Isabela Reis/ge

Pela frente, o Barça tem como rival o único clube que pode se tornar bicampeão do Intercontinental. O Flamengo é o atual vencedor com a vitória sobre o Olympiacos no ano passado, também no Maracanã, por 2 a 1.

“Temos que viver o momento intensamente. É o primeiro jogo oficial da história do Barcelona aqui no Brasil, e no Maracanã, e contra um rival com tanta história, com uma torcida que foi impressionante. O que eu passo pra eles é que, no dia a dia, eles trabalhem para chegar no jogo, competir, pra tentar ganhar, mas aproveitar de estar vivendo isso, acima de tudo. É possível que alguns deles nunca mais voltem ao Brasil ou não tenham outra oportunidade de jogar no Maracanã” destacou Belletti.

Nesta sexta, o elenco foi ao Maracanã para fazer o reconhecimento do gramado. A decisão será no sábado, às 16h30 (horário de Brasília), com transmissão da Globo e do sportv. Já são mais de 30 mil ingressos vendidos para o duelo. Chance única para Quim Junyent, jogador de apenas 18 anos que atua em diferentes posições e já foi emprestado ao profissional.

“É o mais bonito de jogar nesse estádio. É um lugar histórico e que cabe muita gente. É muito legal saber que terão tantas pessoas animadas aqui, para apoiar o futebol como ele merece. Estamos com muita expectativa para amanhã, estudamos muito nosso adversário e vamos mostrar o que é o Barcelona” celebrou o jogador ao ge.

Leia outras notícias