Irati PR, 04:20, 18°C

Estudantes de Turismo do campus Irati foram selecionadas para atuar no projeto estadual que promove turismo, lazer e pesquisa na temporada de verão
Acadêmicas da Unicentro participam da Operação Verão Maior Paraná em Porto Rico
Edição aconteceu entre 28 de dezembro e 2 de fevereiro - Foto: Reprodução

Sthefany Brandalise

A Operação Verão Maior Paraná levou as acadêmicas Ana Maria Ferreira, de Irati, aluna do último ano de Turismo, e Bianca Natacha Sobieski, de Mallet, do 2° ano de Turismo, ambas do campus Irati da Unicentro, para Porto Rico, no Noroeste do estado. O projeto, realizado pelo Governo do Estado entre 28 de dezembro e 2 de fevereiro, promoveu atividades esportivas, recreativas e de entretenimento para turistas e moradores locais. Após um rigoroso processo seletivo e preparatório, as estudantes foram capacitadas e selecionadas para integrar a equipe que atuou na região, realizando pesquisas e divulgando o turismo local.


A acadêmica Ana Maria Ferreira destacou a importância da experiência para a formação profissional. “A participação na Operação Verão Maior Paraná foi marcada por um intenso processo seletivo e preparatório. Após uma primeira seleção, passamos por uma capacitação essencial e, em seguida, por uma nova etapa seletiva que definiu os integrantes da equipe enviada a Porto Rico PR. Lá, permanecemos por 41 dias, dedicados à realização de pesquisas e à divulgação do projeto, do turismo local, vizinhos e também do litoral onde aconteceram os maiores palcos com shows nacionais”, comenta.


A atuação das acadêmicas foi essencial para o sucesso do projeto na região. “Nossa atuação não apenas contribuiu para o fortalecimento do turismo na região, mas também levou o nome da Unicentro e de Irati para o Noroeste do estado, às margens do Rio Paraná, destacando o comprometimento acadêmico e a importância da pesquisa na promoção do turismo sustentável”, finaliza Ana.


A professora Elieti Gouveia foi uma grande incentivadora para que as alunas participassem do projeto e destacou a importância dessa experiência para a formação acadêmica e profissional. “Nós, professores do Departamento de Turismo, incentivamos nossos alunos a realizarem estágios, participarem de sessão científica, de eventos, ir para congresso, apresentar trabalhos, artigos, enfim, e, exclusivamente, o Verão Maior Paraná, que é um grande projeto do governo do estado. Esse projeto valoriza a formação profissional do aluno que irá participar futuramente no mercado de trabalho e ele tem um papel importantíssimo na vida dos alunos de turismo, porque eles vivenciam a realidade da atividade turística, assim como os problemas e como as questões positivas. É um projeto que está ganhando uma dimensão grandiosa dentro do estado Paraná e uma concorrência entre os alunos. Eles retornam para a universidade e falam do projeto, falam para os demais também participarem, e nós damos o maior apoio aos nossos alunos, é gratificante ver o resultado do trabalho, a alegria desses alunos ao relatarem o desenvolvimento das atividades que realizaram”, disse.

Acadêmicas da Unicentro participam da Operação Verão Maior Paraná em Porto Rico
Operação é realizada durante a temporada mais quente do ano – Foto: Reprodução


A experiência proporcionou aprendizado prático e contato direto com o setor turístico, reforçando a relevância da formação acadêmica na promoção do turismo sustentável e na valorização das potencialidades do Paraná.


SOBRE A OPERAÇÃO


O Verão Maior Paraná é uma operação do Governo do Estado realizada durante a temporada mais quente do ano. Atende diversas áreas e no esporte foca em atividades esportivas, recreativas e de entretenimento. Leva aos veranistas, comunidades locais e turistas uma série de torneios, jogos, brincadeiras e orientações em atividades físicas e de saúde para transformar as férias em momentos inesquecíveis.


A edição 2024/2025 aconteceu entre 28 de dezembro e 2 de fevereiro, com ações voltadas aos veranistas e comunidade local, além de atividades esportivas, aulas de ginástica, dança, caminhada, recreação infantil, torneios e eventos esportivos e uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. O projeto é uma ação integrada do Governo do Estado, que visa aprimorar a infraestrutura das praias e balneários paranaenses, garantir a saúde, segurança, lazer e entretenimento aos turistas e moradores locais.

Leia outras notícias