Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 07:27, 19°C

O abscesso periamigdaliano, também conhecido como abscesso tonsilar, é uma formação de pus ao redor das amígdalas como consequência de uma infecção bacteriana no local
Abscesso Periamigdaliano: o que é e qual a forma de tratamento
Em alguns casos, após a drenagem do abscesso, o médico pode indicar a realização da cirurgia - Foto: Reprodução

Dr. Bruno L. Alencar

Otorrinolaringologista

CRM 18299 RQE 13511

O abscesso periamigdaliano, também conhecido como abscesso tonsilar, é uma formação de pus ao redor das amígdalas como consequência de uma infecção bacteriana no local (amigdalite). Normalmente, a condição é causada pela bactéria Streptococcus pyogenes e atinge pessoas que têm amigdalite de forma frequente.

Quais são os sintomas do abscesso periamigdaliano?

Além do inchaço das amígdalas, o paciente com essa condição pode apresentar:

  • Dor intensa na região da garganta;
  • Dor no ouvido;
  • Febre;
  • Dificuldade para engolir e abrir a boca;
  • Dor de cabeça;
  • Mau hálito;
  • Dificuldade para falar;
  • Linfonodos inchados.

Em caso de sintomas de abscesso periamigdaliano, que médico devo procurar?

O otorrinolaringologista é o especialista mais indicado para tratar esse caso. É importante buscar auxílio médico para obter o tratamento correto e evitar que o problema se agrave.

Qual é o tratamento para o abscesso periamigdaliano?

Tratar o abscesso periamigdaliano envolve a drenagem da lesão, por meio de uma agulha ou pequeno corte, e a administração de antibióticos orais ou venosos, a depender do caso.

O abscesso periamigdaliano pode matar?

Com o tratamento executado da maneira correta, o abscesso periamigdaliano costuma ser curado em alguns dias, sem deixar sequelas.

Como é feito o tratamento

O tratamento do abscesso periamigdaliano deve ser feito com orientação do otorrinolaringologista e consiste na drenagem do abscesso, para prevenir complicações, além do uso, em seguida, de antibióticos e anti-inflamatórios para combater a proliferação bacteriana e promover alívio dos sintomas presentes.

Em alguns casos, principalmente nos casos de amigdalite de repetição, após a drenagem do abscesso, o médico pode indicar a realização da cirurgia para retirar as amígdalas, a amigdalectomia, com o objetivo de prevenir novas crises de amigdalite e de abscesso periamigdaliano.

Leia outras notícias