Irati PR, 12:22, 17°C

Cerimônia reuniu agricultores, autoridades, comunidade e lançamento do Programa “Sabores da Terra”
Com o Selo SUSAF, agroindústrias de Imbituva podem comercializar seus produtos para todo o Estado - Foto: Leticia H. Pabis

Leticia H. Pabis

A manhã de 19 de setembro foi dedicada à abertura oficial da 1ª Feira do Agricultor de Imbituva, a FEAGRO. O evento reuniu agricultores, autoridades estaduais e municipais, lideranças locais e a comunidade, consolidando a proposta de valorizar o trabalho no campo e fortalecer a economia regional.

A cerimônia foi aberta com a execução dos hinos Nacional e Municipal, acompanhados por alunos das escolas municipais Santa Terezinha, Barro Preto e do Colégio Estadual Cívico Militar Alcides Munhoz. Em seguida, apresentações culturais e homenagens aos agricultores ressaltaram o papel central da agricultura no município.

Diversas autoridades marcaram presença, entre elas deputado federal Beto Richa, o deputado estadual Artagão Jr., a deputada federal e secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e da Pessoa Idosa Leandre Dal Ponte, secretários municipais, vereadores, representantes de entidades financeiras e cooperativas, além de lideranças regionais e também do setor agropecuário.

O deputado Artagão Júnior destacou que a feira valoriza o agricultor e reconhece o papel do produtor rural no estado. “Uma feira que valoriza e reconhece a importância do nosso produtor rural, do nosso agricultor e eu não tenho dúvidas que pela organização, por aquilo que nós estamos vendo aqui, essa festa será uma referência regional e estadual”.

Na ocasião, houve a entrega do selo SUSAF ao município, concedido pelo diretor presidente da ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), Otamir César Martins, que destacou que “a gente tem que pensar que é um programa para a agricultura familiar. A agricultura familiar, hoje, tem essa grande possibilidade de vender. Você já pensou, pegar um queijo aqui de Imbituva e, de repente, ele está presente no mercado municipal de Curitiba? Isso é possível com o SUSAF”.

A secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Cristiane Tabarro Borgo, ressaltou o papel da feira como vitrine para os produtores. “Essa feira vem para mostrar o quanto o nosso agricultor é importante, o quanto ele precisa ser valorizado e precisa ser reconhecido pelo trabalho que ele tem no nosso município”.

Outro momento marcante foi o lançamento do programa piloto “Sabores da Terra”, instituído pela Lei Municipal 2034/2025, com o objetivo de fomentar e regularizar as agroindústrias familiares de pequeno porte, especialmente as de produtos de origem animal.

Além da entrega do SUSAF e lançamento do programa, a abertura contou com a posse pública do Comitê Cidade Empreendedora em parceria com o Sebrae, entrega de certificados do SIM/POA e ainda a entrega simbólica da cesta “Sementes da Terra” ao prefeito Bertoldo Rover e ao presidente da ADAPAR, Otamir.

A abertura da FEAGRO, além de marcar o início de três dias de atividades, reforçou o propósito do evento: unir conhecimento, exposição e reconhecimento ao agricultor, centralizando a agricultura como eixo de desenvolvimento para Imbituva e região.

Leia outras notícias