KauanaNeitzel
Pensando em fazer a conexão de todos os elementos de identidade do município, valorizando a história, a cultura do povo e a produção local, a Gestão Municipal de Prudentópolis, através da Secretaria de Turismo, em parceria com o SENAC/PR, lançaram o concurso do “Prato Típico de Prudentópolis”.
As inscrições serão até o dia 29 de maio. O vencedor terá sua receita eleita como prato oficial do município. O objetivo é instituir um prato que seja referência gastronômica para fomento do turismo.
A secretária de Turismo Cristiane Guimarães BoikoRossetim falou a Folha de Irati que pretende-se definir qual é o prato que representa a cidade. “Seguindo as tendências culturais da gastronomia local e, também, para fomentar a promoção do turismo. Quem vem para Prudentópolis quer saber qual é o prato típico para degustar. O objetivo, também, é fortalecer o turismo local através da gastronomia”, destaca.
As inscrições estão abertas através de um formulário online, que pode ser acessado através do QR Code. “Foi montado o edital, via licitação da Prefeitura, e as inscrições são até 29 de maio, mas o concurso possui várias etapas, sendo a primeira das inscrições, segunda é a classificação e triagem das receitas. Vão ser selecionadas oito receitas de todas as inscritas. Estas vão realmente participar do concurso, elaborar o prato onde os jurados vão julgar qual será definido como o prato típico”, explica Cristiane.
Para quem pretende se inscrever é importante saber que as receitas devem conter itens do município, sendo obrigatória a utilização de alguns desses, como a cracóvia ou demais embutidos e defumados, mel, feijão, erva mate, sendo relacionados à cultura local.
“Quem fizer a receita terá que contar um pouquinho da história, na inscrição precisa colocar o nome da receita, de onde surgiu, quais são os ingredientes, às vezes é uma receita de família. Vão poder participar tanto pessoas jurídicas, como física. A pessoa pode ter uma receita de família e quer, também, mostrar essa receita e está pode ser o prato típico do município. Ou algum restaurante, lanchonete, panificadoras, hotéis, pousadas, podem com o CNPJ inscrever o prato que já comercializam no seu estabelecimento”, finalizou a secretária de Turismo.
A Gestão, através do prefeito OsneiStadler, convida a todos para se inscreverem e participarem do concurso que será um sucesso e tem grande importância para a cidade. As comidas típicas são elementos de valorização da cultura regional, de perpetuação da memória culinária das famílias e podem oferecer ganhos de recursos econômicos, tanto para a indústria como para o comércio local.