AEN
A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) realizou neste domingo (19) as provas do Vestibular 2026. A edição deste ano registrou 6.596 inscritos e, desse total, 5.981 compareceram aos locais de prova. As avaliações foram aplicadas em oito cidades de região (Guarapuava, Irati, Chopinzinho, Coronel Vivida, Pitanga, Prudentópolis, Londrina e Cascavel).
O vestibular foi realizado em uma única etapa, com cinco horas de duração. Além da redação, os candidatos responderam a 60 questões objetivas. As provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira Moderna atendem todos os cursos. Já as provas de Arte, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia foram feitas pelos candidatos de acordo com o grupo a que pertence o curso.
Para a redação, era possível escolher entre três temas. No primeiro, a partir do texto “O papel da arte na sociedade” e da reprodução da obra “Guernica”, de Pablo Picasso, o candidato foi convidado a desenvolver um texto dissertativo-argumentativo que discutisse a função social da arte, considerando seu papel como instrumento de expressão, resistência, memória ou crítica social.
A segunda proposta, com base na reportagem “A ditadura da estética”, o candidato deveria escrever um texto dissertativo-argumentativo discutindo o posicionamento do autor sobre “o modo como alguém vê a si próprio, especialmente o próprio corpo, tem consequências enormes na própria vida, comprometendo a sua felicidade”.
No terceiro tema, o texto-base “A Lei do Retorno é precisa” convidava o candidato a produzir um texto dissertativo-argumentativo discutindo a colocação do autor: “A vida é como uma conta no banco: quanto mais o bem praticarmos no mundo, mais nossa conta é positiva. Quanto mais maldades, mais ela é negativa. E o saldo final é o que levamos para a eternidade”.
BALANÇO – Esse vestibular da Unicentro oferta 1.150 vagas, distribuídas entre 42 cursos de graduação. Nesta edição, os mais concorridos foram Medicina, ofertado em Guarapuava, com 259,29 candidatos por vaga, e Psicologia, ofertado em Irati, com concorrência de 27,17 candidatos por vaga.
“Mais um ano, o vestibular segue dentro da normalidade, com um número expressivo de inscritos. Estamos muito satisfeitos com a participação dos candidatos e temos a expectativa de que muitos dos que hoje prestam o vestibular estejam conosco no próximo ano, como estudantes da nossa universidade”, disse o reitor Fábio Hernandes.
“Vim da cidade de Planalto, mas atualmente estou morando em Curitiba para fazer cursinho e me preparar para o vestibular de Medicina”, conta o candidato Júnior Eduardo Antunes. “Estou nessa jornada há três anos e é a segunda vez que eu presto o vestibular aqui. Acho que estou bem preparado, apesar de saber que não vai ser fácil, porque a Unicentro nunca foi fácil em relação à Medicina”.
Em busca de uma vaga no curso de Agronomia, o candidato Arthur Hubert fez a prova em Irati. “É um curso que já está na minha família há muito tempo, eu tenho o meu pai, minha irmã, já é uma tradição da família. Estou buscando uma continuidade. A expectativa é conseguir passar e seguir a carreira”, afirma. “O objetivo principal fazendo o curso de Agronomia é seguir a carreira do meu pai, que é dar assistência técnica para o produtor rural”.
Candidata ao curso de Administração, Jaqueline Aparecida dos Santos, se dedicou na preparação para a prova, já pensando no futuro mercado de trabalho. “Eu conheço bastante gente que estuda aqui e tem uma boa experiência em relação ao estudo e ao mercado de trabalho, aí eu me interessei bastante em fazer o curso. Também já trabalho na área de Administração e eu quero investir nesse ramo”, conta. “Eu fiz muito estudo online, fiz redação, treinei, pratiquei bastante por uns 40 dias, umas duas a quatro horas por dia. Me preparei bastante para que tudo dê certo”.
RESULTADO – Depois de finalizadas as provas, os candidatos aguardam o resultado final do processo seletivo, que será divulgado no dia 19 de novembro.