Sthefany Brandalise
A 4ª Regional de Saúde de Irati promoveu, na sexta-feira (3), o 1º Encontro Regional ACS e ACE – Valorização e Compromisso, reunindo 280 profissionais em Rebouças. O objetivo foi reforçar o papel essencial dos agentes comunitários de saúde e de endemias, integrar atribuições e sensibilizar sobre as práticas no território, fortalecendo o cuidado à saúde da população.
Durante todo o dia, os participantes acompanharam palestras, atividades culturais e momentos de integração, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre os agentes e as equipes de atenção primária. A programação contou com a presença de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), que abordaram temas como ética profissional, atribuições específicas dos agentes e a importância do trabalho no território.
A diretora da 4ª Regional de Saúde, Cristiana Maria Schvaidak, destacou a relevância do encontro. “O Agente Comunitário de Saúde é o alicerce da atenção primária em saúde, ele é o elo entre a população e os profissionais. Queremos trazer esses agentes comunitários mais perto de nós, das equipes, valorizar o trabalho deles, por isso fizemos esse de atividades para a valorização desses profissionais. A gente, teve café, almoço, lanche e palestras que enalteceram o papel do agente comunitário em todo o contexto de saúde”, disse.
A secretária de Saúde de Rebouças, Sandra Aparecida Zambão, ressaltou a parceria entre o município e a 4ª Regional. “Foi muito importante sediar esse encontro, uma parceria muito interessante que reuniu os nove municípios. A 4ª Regional é nossa parceira, eu conheço a Cris de muito tempo, a gente fez o curso técnico de enfermagem juntas, então temos uma amizade de anos e uma parceria grande com a 4ª Regional, a gente entra em contato com eles e eles sempre apoiam o nosso serviço”, afirma.
A coordenadora regional da Atenção Primária, Alice Bernadete Slezinsky Simioni, explicou que o encontro foi pensado para valorizar os agentes. “Preparamos algumas palestras como com o pessoal da SESA, que é a gerente da atenção primária, com a chefia da divisão de saúde da família, que falaram das atribuições dos agentes comunitários, teve palestra com a farmacêutica da 4ª Regional que falou sobre ética, como abordar as famílias nas visitas, e também tivemos a palestra magna, para motivação dos agentes comunitários, para eles perceberem não só a importância deles, mas a relevância de fazerem um bom trabalho. Muitas vezes a comunidade vê os agentes e a atenção primária como um serviço básico, e não é. O trabalho deles é fundamental na prevenção, no diagnóstico, no tratamento, na reabilitação e na saúde das pessoas”, comenta.
O prefeito de Rebouças, Laércio Cipriano, também reforçou a importância do evento. “Quero parabenizar a todos os agentes pelo trabalho que tem sido feito, parabenizar pelo seu dia. O município está de portas abertas a toda a nossa região, porque é assim que a gente tem que ser. Melhorar cada vez mais o município, melhorar nossa região, nosso estado, nosso Brasil”.
O presidente da Amcespar e prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, complementou: “hoje é um dia muito importante, um dia de lembrarmos e valorizarmos esses profissionais tão importantes para cada município. Eu valorizo muito o trabalho de todos vocês, porque vocês têm uma função muito importante”, afirma.
O presidente da Câmara de Rebouças, Tiu Chico, destacou o papel dos agentes. “Fico muito feliz representando a Câmara neste evento. Todos são muito importantes para a saúde. Nós, da Câmara de Vereadores, estamos à disposição, quem precisar pode contar com o agente”, finaliza.