Assessoria de Comunicação
Um estudo detalhado solicitado pela Prefeitura Municipal de Fernandes Pinheiro já em 2024 e finalizado em 2025, em parceria com o Sebrae-PR, traçou o primeiro diagnóstico completo do potencial turístico de Fernandes Pinheiro. O documento revela que o município possui todas as condições para se tornar um destino de turismo sustentável, aproveitando suas belezas naturais, tradição cultural e forte identidade rural e religiosa.
O “Diagnóstico Turístico de Fernandes Pinheiro – PR” foi desenvolvido pelo Sebrae através da consultoria da COLIBRI – Soluções para Organizações e Territórios Vivos, sob a responsabilidade da especialista Priscila Cazarin Braga. O estudo ouviu moradores, lideranças e mapeou atrativos, empreendimentos e oportunidades.
De acordo com Priscila Cazarin Braga, “Fernandes Pinheiro possui condições objetivas para estruturar o turismo com base em suas raízes rurais, religiosas e culturais. O desafio está em transformar potencial em produto, superando as fragilidades de infraestrutura e organização, ao mesmo tempo em que se preserva e valoriza o patrimônio histórico-cultural”. Ela ainda reforçou que “uma política pública consistente, articulada a parcerias institucionais e ao engajamento da comunidade, será determinante para que o município se consolide como destino turístico sustentável e atrativo”.
A gestora de Território do Sebrae-PR, em sua fala, Melany Evelyn Fernandes Ovando, traçou um paralelo inspirador com a história de Gramado. Ela lembrou que o hoje consagrado destino turístico nasceu como um simples campo de descanso para tropeiros no século XIX, e que foi uma decisão coletiva de sua comunidade transformá-lo no que é hoje. “Esse caminho pode perfeitamente servir de exemplo para Fernandes Pinheiro e tantas outras cidades com potencial turístico em nosso estado”, destacou.
Potencial a ser explorado
O estudo identificou que o turismo já gera 69 empregos no município, representando 6,48% do total de vagas formais. Entre os principais atrativos estão a Floresta Nacional (FLONA), com 78% do território no município de Fernandes Pinheiro, que recebe cerca de 4 mil visitantes espontâneos por ano, o Hotel e Restaurante Anila, bem avaliados nas plataformas digitais, o Parque da Prainha e o Sítio Pôr do Sol, entre outros.
A pesquisa com a população mostrou que há interesse da comunidade em investir no setor: 54 moradores responderam que investiriam em empreendimentos como pousadas, restaurantes, experiências rurais e artesanato.
Segmentos prioritários
O diagnóstico apontou cinco segmentos com maior potencial de desenvolvimento no município:
– Turismo Rural e de Lazer
– Turismo Religioso
– Eventos
– Ecoturismo
– Turismo Cultural
Pontos fortes e desafios:
Entre as fortalezas estão o apoio político ao turismo, eventos regionais consolidados, a presença de unidades de conservação como a Flona, “nosso diamante verde a ser lapidado” como afirma a consultora Priscila, e a forte aceitação da comunidade. Já as oportunidades incluem a construção do aeroporto regional, a concessão da Flona e a crescente demanda por turismo de experiência.
Por outro lado, o estudo também apontou fraquezas, como a pouca oferta de produtos turísticos estruturados, infraestrutura insuficiente, baixa presença digital e empreendedorismo ainda tímido. Como ameaças, foram citadas a crise climática e a possibilidade de descontinuidade nas políticas públicas.
Caminhos apontados:
O relatório traz uma série de recomendações para os próximos anos, entre elas:
– Criação de novos roteiros e produtos turísticos
– Ações de comunicação e marketing
– Parceria com a UNICENTRO para pesquisa e capacitação
– Educação turística nas escolas
– Capacitação de condutores de turismo
– Valorização da cultura sertaneja e tradição gaúcha
– Criação de uma marca turística para o município
O diagnóstico servirá como base para o planejamento de ações públicas e privadas voltadas ao fomento do turismo, com o objetivo de gerar emprego, renda e valorizar a identidade local.
Créditos
Realização:
Prefeitura Municipal de Fernandes Pinheiro
Sebrae PR
Consultoria Responsável:
COLIBRI – Soluções para Organizações e Territórios Vivos
Priscila Cazarin Braga
Apoio Técnico:
Shirley Goes e Josué Lellis Piorino
Arte do Projeto:
Etiene Flor
Prefeitura Municipal de Fernandes Pinheiro:
Prefeito Oziel Neivert
Vice-Prefeito Christian Czelusniak
Secretário de Administração Cristiano Wolski
Departamento de Comunicação Social, Maria Cristina Pavelski
Departamento de Cultura e Turismo, Luciane Spegiorin Surek
Apoio:
Professor Edison Luiz de Jesus
Equipe Sebrae PR:
Gerente Regional Campos Gerais: Michael Douglas Camilo
Gestora Regional: Nádia Terumi Joboji Fernandes
Gestora do Território: Melany Evelyn Fernandes Ovando
Fotos do evento: Bruno Henrique (Studio Rawlab)