ge
O ataque do Atlético-MG vive uma fase de instabilidade. Nos últimos 12 jogos, nenhum atleta do setor do Galo balançou as redes. A última vez foi em 14 de agosto na vitória por 2 a 1 em cima do Godoy Cruz, pela Copa Sul-Americana, quando Hulk e Cuello anotaram os gols na Arena MRV.
O técnico Jorge Sampaoli reconheceu o momento já há algum tempo. Depois da derrota para o Botafogo, quando Galo perdeu por 1 a 0, no Nilton Santos, o treinador comentou:
“Temos que melhorar o time no terço final, no ataque. Precisamos melhorar bastante e trabalhar muito na questão ofensiva, porque o time não está encontrando variantes ofensivas para ganhar os jogos em que tem vantagem”.
O gol do meia Bernard, na classificação do Atlético diante do Bolívar, pode gerar dúvidas sobre o jejum do ataque alvinegro. No entanto, o próprio site oficial clube, coloca Bernard entre os jogadores de meio-campo.
No fim da partida contra o Juventude, na última terça-feira, quando o Atlético ficou no 0 a 0 com o time gaúcho, o atacante Rony desabafou sobre o momento. Ele não marca desde 1º de junho, quando o Galo derrotou o Ceará, fora de casa.
“Vou continuar com a cabeça erguida, trabalhando. Eu sei que essa tempestade tem que acabar. Eu acredito que, com fé, as coisas começarão a acontecer” disse Rony.
Hulk, referência do time, também passa por jejum. Ao analisar os números do atacante, Henrique Fernandes, comentarista do Grupo Globo, vê o jogador recebendo menos bolas perto da área nesta temporada.
Segundo levantamento de Fernandes, Hulk é o quinto jogador que mais finaliza no Campeonato Brasileiro, com 51 tentativas, ao lado de Vegetti, do Vasco. À frente dele estão Pedro Raul (58), Rayan (60) e Kaio Jorge (61).
Hulk é o jogador que mais finaliza de fora da área na competição, com 35 tentativas. O segundo é Philippe Coutinho, com 33.
“Isso significa que Hulk só fez 16 finalizações de dentro da área nesse campeonato, sendo uma delas de pênalti, contra o Mirassol. Foram 15 finalizações de dentro da área em jogadas trabalhadas, portanto. São 29,4% de finalizações de dentro da área em jogadas trabalhadas, ou seja, nem um terço” explicou Henrique Fernandes.
Em 2021, Hulk fez 101 finalizações em todo Brasileiro, sendo 59 delas de fora da área. Considerando que o atacante bateu seis pênaltis naquele ano, 53 finalizações foram de dentro da área em jogadas trabalhadas. Ou seja, 52,4% foram finalizações em jogadas produzidas pelo time.
“Hulk não tem recebido tantas bolas no time, que não tem boas dinâmicas ofensivos. O ataque tem números piores do que a defesa em comparação aos outros 19 times do campeonato. O Hulk é vítima de um ataque improdutivo que vem desde o Cuca, e que Sampaoli está tentando solucionar” afirmou Henrique Fernandes.
Hulk vive jejum ainda maior de bola rolando no Brasileirão. O atacante não marca com bola rolando há mais de um ano. Último gol no campeonato foi em 22 de setembro do ano passado.
Jejum dos atacantes do Atlético
- Hulk: último gol em 14/08 contra o Godoy Cruz
- Cuello: último gol em 14/08 contra o Godoy Cruz (está lesionado)
- Rony: último gol em 1º de junho diante do Ceará
- Júnior Santos: último gol em 12/06 contra o Internacional (está lesionado)
- João Marcello: ainda não marcou pelo Galo
- Biel: ainda não marcou pelo Galo
- Dudu: ainda não marcou pelo Galo