Irati PR, 12:17, 17°C

Ação do Programa “A União Faz a Vida” foi realizada na Escola Municipal Clotilde dos Santos Gomes
Foto: Prefeitura de Prudentópolis

Assessoria de Comunicação de Prudentópolis

Mais uma ação do Programa “A União Faz a Vida” foi realizada na Escola Municipal Clotilde dos Santos Gomes, em Prudentópolis, através do Projeto “Sementes do Futuro”. O encontro contou com a presença dos alunos, professores, famílias, autoridades, parceiros e visitantes em um momento de conscientização ambiental, atitudes sustentáveis e celebração da natureza.

Criado em 2012, o Projeto tem como objetivo incentivar e ensinar, de forma lúdica e criativa, o cuidado com o meio ambiente, valorizar as espécies nativas e estimular a preservação, em homenagem ao Dia da Árvore – comemorado em 21 de setembro.

O Sementes do Futuro é desenvolvido dentro do Programa “A União Faz a Vida”, iniciativa da Cooperativa Sicredi em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Durante os meses de agosto e setembro, as crianças se dedicaram à coleta de sementes de árvores nativas, estudos em sala de aula e também a soltura de balões biodegradáveis.

O evento contou com apresentações culturais da Educação Infantil, que caprichou no figurino e na encenação sobre a importância de cuidar da Terra. Já os alunos do 2º ano encantaram o público com uma interpretação em Libras, em homenagem ao Dia Nacional do Surdo (26 de setembro), reforçando a inclusão e o respeito à diversidade.

O ponto alto da programação foi a soltura coletiva de mais de 100 balões biodegradáveis contendo várias sementes de árvores nativas, realizada no pátio da escola. Em uma contagem regressiva animada, estudantes e convidados lançaram os balões ao céu, como ato de esperança por um futuro mais verde e sustentável e finalizando o encontro foi feito o plantio de uma muda de Aroeira, espécie nativa, no espaço da instituição.

Com gestos simples e educativos, a escola leva a mensagem de que cada semente plantada é um passo para a preservação do planeta e cuidado com as próximas gerações.

Leia outras notícias