Nilton Cesar Pabis
Irati tem um novo secretário de Indústria e Comércio. O empresário Fernando Brevinski foi nomeado para conduzir a pasta responsável pelo incentivo ao empreendedorismo, atração de investimentos e fortalecimento da economia local. Ele substitui Oscar Muchau que administrou a pasta desde o início da gestão.
Formado em Administração de Empresas, Brevinski é fundador e diretor da Ampere, indústria voltada à fabricação de fios, cabos e plugues elétricos. Com mais de 15 anos de atuação em gestão empresarial e desenvolvimento de negócios, acumulou experiências em diferentes segmentos.
Essa trajetória multifacetada lhe confere uma visão ampla e estratégica de mercado, com destaque para a capacidade de conduzir projetos de crescimento, inovação tecnológica e expansão de mercados. Fernando também é diretor da ACIAI na pasta de Assuntos da Indústria, a qual continuará exercendo.
Segundo o novo secretário, o desafio à frente da pasta será aproximar o poder público dos empreendedores, criando um ambiente favorável para geração de empregos e fortalecimento da cadeia produtiva local. Na ACIAI, Brevinski protagonizou encontros como a “1º Irati Internacional – Missão China”, onde trouxe os representantes do mercado Chines e representantes da Câmara Brasil – China pra conhecer o mercado iratiense. Vamos trazer o “2º Irati Internacional – Missão Reino Unido, com a condição de prospectar negócios internacionais com países daquela região da Europa. Ainda vejo na Polônia por ter grande descendência aqui e ser um polo tecnológico para o mundo uma grande possibilidade para expandir relações de parcerias comerciais”, enfatiza.
“Irati tem grande potencial e precisa estar conectada às novas oportunidades. O setor público pode ser um facilitador para que o empreendedorismo floresça e se torne um motor de desenvolvimento”, afirma Brevinski. Nas suas metas está finalizar a regulação do condomínio industrial e projetar o município na busca de empresas.
“Irati tem grande potencial. O setor público pode ser um facilitador para que o empreendedorismo floresça”
– Fernando Brevinski
O prefeito de Irati, Emiliano Gomes, destacou a escolha. “Foram muitos dias de conversa e busquei no Fernando a ousadia e o ímpeto para acelerar as relações comerciais. Infelizmente o Oscar teve que se desligar por motivos particulares, mas tão logo fomos comunicados por Oscar começamos a sondar o Fernando. Já admirava o trabalho que fazia na ACIAI e em seu relacionamento com o mundo empresarial. Então, fomos atrás do convencimento. Ele assumiu na última segunda-feira (22) e já está colocando toda a sua energia na Secretaria. Precisamos de gestores com visão prática e capacidade de diálogo com todos os setores da economia. Tenho certeza de que ele trará novas perspectivas para fortalecer o ambiente de negócios e gerar oportunidades, até mesmo pelo bom relacionamento que tem com várias esferas, inclusive o Governo do Estado”, disse Emiliano.
“Também a centralização de assuntos ligados a Secretaria como Junta do Trabalho e outras atividades também devem otimizar a vida de quem precisa acessar produtos ligado ao desenvolvimento”, disse Emiliano. “Quero agradecer todo o esforço do Oscar enquanto secretário e dar as boas-vindas ao Fernando”, completou o prefeito.
Representantes do setor empresarial também demonstraram otimismo. “Fernando é diretor da ACIAI em nossa gestão e ficamos contentes com a escolha, até porque aproxima ainda mais a prefeitura da ACIAI. A continuidade de alguém com experiência real de mercado, que conhece as dificuldades e as potencialidades de empreender, é um ganho enorme. Esperamos uma Secretaria mais próxima dos empresários, com políticas que incentivem tanto quem está começando, quanto quem já está consolidado”, comentou a presidente da Associação Comercial e Empresarial de Irati, Samara Coelho.
Entre as prioridades, Brevinski deve apostar em parcerias com entidades estaduais e transformar Irati em um local propício para investimentos, além de fomentar iniciativas que fortaleçam pequenas e médias empresas, que compõem a base da economia local. Também estão no radar programas de inovação e tecnologia voltados à modernização da indústria e ao incentivo a novos negócios, além de apostas em buscar negócios fora do país.
Com o novo comando, a expectativa é de que a Secretaria de Indústria e Comércio de Irati reforce sua atuação como ponte entre empresários, trabalhadores e políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico.