Esther Kremer
O Hospital São Francisco de Assis, referência para Rio Azul e para toda a região, receberá um investimento de cerca de R$ 7 milhões do Governo do Estado para reforma e ampliação de sua estrutura física. O recurso foi confirmado em reunião na Secretaria de Estado da Saúde (SESA), em Curitiba, pelo secretário da pasta Beto Preto, pelo deputado estadual Hussein Bakri. Ainda, estiveram presentes o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, a chefe da 4ª Regional de Saúde, Cristiana Schvaidak, o presidente do hospital Cláudio Duda, o diretor-administrador Mariano Vicente Tyski e os médicos do hospital Alexandre Burko e Ronaldo Tyski.
As melhorias, aguardadas há décadas pela comunidade, irá modernizar enfermarias, centro cirúrgico, central de materiais e ampliar em cerca de 285 metros quadrados o espaço de atendimento, aumentando a capacidade de oferta de serviços ao SUS. O hospital, que soma 85 anos de história, passará por uma reestruturação completa, permitindo melhores condições de trabalho para profissionais e mais qualidade no atendimento da população.
O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, falou sobre o recurso destinado e o quanto essa ampliação vai fortalecer os serviços oferecidos. “O hospital vai poder ampliar o seu serviço e também entrar com mais força no Opera Paraná, o maior programa de cirurgias eletivas do Paraná, que é o nosso programa do Estado. Então é um trabalho que é feito por várias mãos, agradecer o deputado Hussein, o prefeito Leandro e todos do hospital. Temos que valorizá-los e agradecer por todo o empenho ao longo desse tempo”, disse.
O prefeito Leandro Jasinski comemorou a conquista e destacou o impacto do projeto.
“É um momento histórico para Rio Azul. O hospital já vem apresentando avanços nos últimos anos, mas agora, com esse grande investimento, será possível ampliar atendimentos e procedimentos, beneficiando não apenas os rioazulenses, mas pacientes de toda a região”, afirmou.
“Esse hospital não pertence apenas a Rio Azul. Ele é de toda a região. Essa conquista mostra que quando há união entre comunidade, gestores e governo, os resultados chegam” – Leandro Jasinski
O deputado estadual Hussein Bakri, líder do governo na Assembleia Legislativa, reforçou o papel da articulação política. “Esse convênio será um dos maiores da história do município. É fruto de um trabalho coletivo, que uniu a classe médica, a diretoria do hospital, a Prefeitura e o Governo do Estado. Hoje temos um sistema jurídico mais rígido, com regras claras para aplicação de recursos e para garantir que esses avanços se concretizem”, disse.
A chefe da 4ª Regional de Saúde, Cristiana Schvaidak, destacou que o hospital será o primeiro da região a integrar o Programa Opera Paraná, o maior programa de cirurgias eletivas do Brasil. “Isso significa que os pacientes poderão ser operados mais perto de casa, sem precisar se deslocar para grandes centros. Além disso, o hospital receberá um arco cirúrgico, equipamento fundamental para procedimentos ortopédicos e urológicos, o que amplia a resolutividade dos serviços”, explicou.

Segundo a 4ª Regional de Saúde, o projeto já está em andamento e passará agora pelo crivo da Vigilância Sanitária. Após essa etapa, será autorizada a licitação da obra. A previsão é de que a pedra fundamental da reforma e ampliação seja lançada no início de 2026.
Foto: Nilton C. Pabis
O presidente do hospital, Cláudio Duda, e o diretor-administrador Mariano Vicente Tyski, o Marinho, destacaram a relevância do investimento. “É uma vida nova para o hospital. Estamos há anos batalhando por essa reforma, e agora poderemos atender com mais qualidade. É um orgulho enorme para toda a nossa equipe”, disse Duda. “Isso representa um grande avanço, um grande anseio para quem está lá dentro daquele hospital diariamente. Agradecemos imensamente a parceria com o Governo do Estado”, comenta Marinho.
Os médicos Dr. Alexandre Burko e Dr. Ronaldo Tyski, que acompanham o dia a dia do atendimento, lembraram que o hospital já realiza procedimentos de alta complexidade, como cirurgias videolaparoscópicas, endoscopias e exames de imagem. Com a ampliação, será possível modernizar ainda mais os serviços e reforçar a parceria com a 4ª Regional de Saúde. “Queremos transformar Rio Azul em referência estadual. Esse investimento nos permite sonhar mais alto e oferecer à população uma saúde de qualidade e acessível”, afirmou Dr. Ronaldo.
“Rio Azul já funciona como um polo de atendimento que abrange várias regiões. Essa conquista, realmente, vai elevar o nosso hospital e, principalmente, a saúde e melhorar muito ainda mais o atendimento do nosso povo”, comenta Dr. Burko.