Irati PR, 19:25, 20°C

Iniciativa é realizada pela Prefeitura de Prudentópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com o objetivo de levar atividades culturais às comunidades do interior e aos bairros urbanos
Foto: Prefeitura de Prudentópolis

Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Prudentópolis

O Projeto Cultura em Movimento oferece oficinas gratuitas em diferentes áreas, como artesanato, informática e violão, ministradas por professores capacitados.

A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Prudentópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com o objetivo de levar atividades culturais às comunidades do interior e aos bairros urbanos, promovendo inclusão social, formação e novas oportunidades.

As oficinas são abertas a participantes a partir de 8 anos de idade. O ônibus do Projeto é totalmente equipado, que se transforma em espaço de aprendizagem, mas em algumas comunidades também é utilizado o espaço da escola e da própria comunidade, conforme a demanda de alunos.

Desde sua implantação, o Cultura em Movimento já beneficiou mais de 700 participantes, atendendo comunidades como Jaciaba, Ligação, Herval, Linha Eduardo Chaves, Linha Paraná, Tijuco Preto, Marcondes, Barra Bonita, Papanduva de Baixo e Papanduva de Cima, além dos bairros BNH, São Lucas, Jardim Pinheiros, Vila da Luz, Vila Mariana, Vila Santana, Severo Agibert, Barro Preto e Manduri.

Em 2025, as atividades tiveram início na comunidade de Rio de Areia, entre agosto e setembro, reunindo mais de 60 participantes em turmas à tarde e à noite, com cursos conduzidos pelos professores Antônio Galdino de Souza (violão), Eliel Soares de Lima (informática) e Célia Kaczarouski Schon (artesanato).

Atualmente, o ônibus do Cultura em Movimento está em Jesuínos Marcondes, onde já soma mais de 150 alunos inscritos. As próximas localidades a receber o projeto serão Papanduva de Cima e Linha Esperança.

Para conhecer mais sobre esse trabalho, acompanhe as redes sociais da Secretaria de Cultura @cultura.prudentopolis ou entre em contato pelo WhatsApp (42) 93505-9226.

Leia outras notícias