Irati PR, 20:14, 22°C

Malletense começou a jornada esportiva no futebol, mas foi nos jogos escolares que pegou gosto pelo atletismo
Alexandre competiu em Recife entre os dias 05 e 07 de setembro. Foto: Reprodução.

Leticia H. Pabis

O jovem Alexandre Antonio Sá conquistou o 5º lugar na prova de 800 metros do Campeonatos Brasileiros Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-20, realizado em setembro entre os dias 05 e 07 de setembro, em Recife, Pernambuco. Com o tempo de 1min54s, Alexandre integrou a bateria dos melhores do país, resultado que o coloca entre os principais nomes da categoria. Natural de Mallet, Alexandre iniciou sua trajetória esportiva aos 16 anos, no futebol, passando pelas categorias de base do Iraty Sport Club.

No entanto, durante o ensino médio, encontrou no atletismo um novo caminho. Ele lembra que sua primeira experiência foi nos Jogos Escolares. “Gostei tanto que comecei a treinar sozinho para competir no ano seguinte. No meu último ano do colégio comecei a treinar mais sério junto à equipe de União da Vitória, e consegui chegar até a fase estadual do escolar, na qual fiquei em quarto lugar do estado, o que me deixou mais animado para continuar treinando”, disse Alexandre.

Atualmente, ele divide a rotina de treinos intensos em Cuiabá, no Mato Grosso, com a faculdade, onde estuda Geologia na Universidade Federal do Mato Grosso. “Tenho uma rotina de treino seis vezes por semana, duas vezes por dia, e ainda tendo aulas em período integral. No final de 2024 comecei uma preparação forte, focando na base. Fiz muito treino de força para evitar lesões e um volume de mais de 100 km por semana. Com o tempo, fui diminuindo o volume e aumentando a intensidade dos treinos para chegar ao Brasileiro com melhor performance. Nesse período ainda fui campeão estadual do Mato Grosso e participei do Brasileiro Universitário”, adicionou.

A experiência em Recife marcou o atleta, o qual relata que “competir no Campeonato Brasileiro foi uma experiência incrível. Estava correndo contra atletas que foram exemplos para mim. Consegui entrar na bateria dos melhores do país pelo ranking brasileiro e fechar a prova em 5º lugar geral”.

Jogos Abertos de Mallet

Enquanto o malletense Alexandre competia em nível nacional, a cidade vive intensamente o JAM (Jogos Abertos de Mallet). O evento, iniciado em 2 de setembro, mobilizou a comunidade com modalidades tradicionais e novidades, como provas de CTG, laço, canoagem e trekking. São mais de 40 modalidades, e muitas delas já foram finalizadas, como atletismo, corrida de rua e as provas de caiaque.

Luiz Antonio Sá, pai de Alexandre e secretário de Esportes do município, destacou o alcance da competição. “Foi o recorde de público. Conseguimos mais de 1.500 quilos de alimento para o hospital. Estamos com recorde de público todos os dias, o ginásio lotado, e acredito que vai ser um dos maiores JAM até hoje”.

A competição reúne quatro equipes, cada uma com cerca de 200 atletas, e segue até 21 de setembro, dia de aniversário do município, com previsão de encerramento no estádio municipal, em evento que incluirá premiação e show musical.

Leia outras notícias