Irati PR, 19:53, 24°C

Atualmente, o programa oferta cursos de até 74 temáticas diferentes a professores e pedagogos da rede. Em 2025, o programa já alcançou resultados expressivos. Os 417 formadores ativos atenderam mais de 59 mil cursistas, que registraram cerca de 3 milhões de horas de formação
Foto: Lucas Fermin/SEED-PR

AEN

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) deu início, nesta semana, ao 4º Congresso de Formadores, evento com foco em formação continuada para professores e pedagogos da rede estadual de ensino.

A programação ocorre em Foz do Iguaçu, no Oeste, e segue até quinta-feira (11) com palestras, premiações, apresentações de trabalhos e oficinas práticas sobre boas práticas e metodologias inovadoras na educação básica. O evento reúne cerca de 800 participantes, incluindo 417 professores formadores, 60 estudantes da rede estadual de educação e representantes dos 32 Núcleos Regionais de Educação.

A cerimônia de abertura do congresso, realizada na tarde desta terça-feira (9), contou com a presença dos secretários de Estado da Educação, Roni Miranda, e das Cidades, Guto Silva.

“O Formadores em Ação é o maior programa de formação continuada do Brasil e se trata de um programa de formação entre pares, de professor para professor. Esse encontro em Foz do Iguaçu é muito importante para reunir formadores de diferentes regiões do Paraná, que trocam aprendizados e experiências. Quem ganha com isso é a educação do Paraná”, afirmou Roni Miranda.

“Não existe inovação maior do que a educação. Cidades que atraem e retêm talentos são aquelas com uma educação pública de qualidade. Para que o Paraná continue a ter sucesso e prosperidade, precisamos continuar inovando e investindo em educação, como estamos fazendo aqui hoje”, acrescentou Guto Silva.

FORMADORES EM AÇÃO – O principal objetivo do evento é proporcionar desenvolvimento pessoal e profissional à equipe integrante do Formadores em Ação, programa da Seed-PR que completa cinco anos em 2025. Criada em 2020, a iniciativa propõe ações de formação continuada entre os próprios professores, por meio da valorização de saberes e da troca de experiências entre profissionais da rede estadual de educação.

Atualmente, o programa oferta cursos de até 74 temáticas diferentes a professores e pedagogos da rede, sempre com foco na melhoria do processo de ensino aprendizagem e na garantia do protagonismo dos estudantes em sala de aula.

“Nossa expectativa, no começo, era oferecer uma formação continuada que fizesse sentido para a sala de aula. Ver o alcance que o programa tem hoje é muito gratificante e mostra que o nosso trabalho tem obtido resultado em multiplicar saberes e boas práticas dentro da rede estadual de educação”, apontou a chefe do Núcleo Formadores em Ação da Seed-PR, Gilmara Weingartner.

Em 2025, o programa já alcançou resultados expressivos. Os 417 formadores ativos atenderam mais de 59 mil cursistas, que registraram cerca de 3 milhões de horas de formação. Outras 27 mil vagas já foram preenchidas para a terceira e última jornada de formação continuada do ano.

TROCA DE EXPERIÊNCIAS – Pedagoga da rede estadual há 12 anos, Maria Verônica Grachinski, de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, está entre os professores formadores do Paraná. Desde 2021, ela leciona cursos de formação continuada sobre pedagogia a demais profissionais da rede estadual.

Para a educadora, o congresso é uma oportunidade de compartilhar aprendizados com os pares. “A grandeza desse encontro é a troca de experiências com os colegas, tanto formadores quanto cursistas. Aqui nos aproximamos ainda mais e conhecemos de perto o trabalho uns dos outros”, disse.

A pedagoga também integra o grupo de 130 formadores premiados com o selo Formador Ouro, honraria concedida durante o congresso a profissionais que obtiveram os melhores índices de engajamento dos cursistas em suas turmas. “Foi uma surpresa. Fiquei muito emocionada e lisonjeada  por entender que é um reconhecimento do trabalho que estamos fazendo”, celebrou.

FEIRA DE INOVAÇÃO E PROTAGONISMO ESTUDANTIL – A programação do 4º Congresso de Formadores da educação básica também inclui apresentações de trabalhos inscritos na Feira de Inovação e Protagonismo Estudantil (FIPE), que reúne projetos inovadores desenvolvidos por estudantes de escolas estaduais com base em temáticas trabalhadas pelos Formadores em Ação.

Na manhã desta quarta-feira (10), os cerca de 90 alunos e orientadores de projetos inscritos na FIPE também receberam uma oportunidade única: a experiência de visitar o Parque Nacional do Iguaçu.

Luara de Oliveira, estudante do Colégio Estadual Sagrada Família, de Campo Largo, visitou as Cataratas do Iguaçu pela primeira vez. “Eu só via as Cataratas pela televisão, então estar aqui é uma emoção absurda. São muitas pessoas que concorrem para estar neste encontro, então é muito gratificante conseguir participar”, disse.

A jovem de 18 anos, que cursa a 3ª série do Ensino Médio integrado ao Técnico em Formação Docente, foi à FIPE para apresentar um projeto sobre a aplicação de recursos digitais e jogos eletrônicos em sala de aula. A feira conta, ainda, com apresentações de trabalhos em diferentes áreas do conhecimento, de robótica a cultura indígena, por exemplo.

Nesta quinta-feira (11), a programação do evento segue com mais oficinas, apresentações e relatos orais por professores e estudantes. Durante a tarde, o encerramento será marcado por uma palestra interativa sobre Inteligência Artificial, ministrada por representantes da gigante de tecnologia Google.

Leia outras notícias