AEN
A Secretaria de Estado da Educação (Seed) divulgou nesta sexta-feira (05) a lista de convocados da 2ª edição do Programa Ganhando o Mundo Professor, regulamentado pelo Edital nº 77/2025, que levará 250 docentes da rede estadual para um intercâmbio de três semanas no Canadá. A iniciativa busca valorizar os profissionais da educação e fortalecer a formação continuada da rede pública paranaense.
O processo seletivo, cujas inscrições ficaram abertas até o último dia 17 de agosto, contou com a participação de professores e pedagogos do Quadro Próprio do Magistério (QPM) vinculados ao programa Formadores em Ação, além de técnicos pedagógicos dos Núcleos Regionais de Educação. As vagas foram distribuídas entre formadores, cursistas e técnicos pedagógicos, conforme os critérios estabelecidos no edital.
As vagas foram distribuídas da seguinte forma: 50 vagas para professores e pedagogos atuantes como formadores do programa; 158 para professores e pedagogos cursistas do Formadores em Ação; 32 vagas destinadas a técnicos pedagógicos dos NREs, também cursistas; e 10 para a equipe de apoio, composta por professores atuantes na Seed, responsáveis pelo apoio logístico e administrativo no país de destino.
Para o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, a iniciativa representa um marco na valorização da carreira docente.“É mais um investimento que o Governo do Paraná faz na formação continuada dos nossos professores”, disse o secretário. “Esses 250 docentes terão uma imersão dentro do sistema educacional canadense, que hoje é uma das melhores educações do mundo. O Paraná, que já tem a melhor educação do Brasil, quer trazer esse modelo de currículo e de metodologia para cá”, afirmou.
Ele também ressaltou o impacto multiplicador do programa na rede estadual. “Grande parte desses professores já trabalham com a formação continuada de seus colegas. Agora, eles terão essa vivência de investimento em sua própria formação para depois compartilharem o que aprenderam com os demais educadores”, disse.
O programa prevê custeio integral das despesas de passagem aérea e estadia por parte do Governo do Estado, além da substituição dos professores em sala de aula durante o período de intercâmbio, garantindo que os estudantes não tenham prejuízo pedagógico.
FORMAÇÃO – O período de formação da 2ª edição do Ganhando o Mundo Professor terá duração de 12 semanas, combinando atividades no Brasil e no Canadá. Serão cinco semanas de mentorias síncronas (ao vivo) e curso de inglês pela plataforma Inglês Professor; três semanas de formação pedagógica no Canadá; e quatro semanas de mentorias em grupo com a universidade estrangeira e acompanhamento da Seed, com foco na implementação prática nas escolas e nos programas de formação continuada da rede estadual.
No Canadá, os professores participarão de visitas técnicas, observação de aulas e momentos de vivência em escolas de educação básica, aprofundando-se em temas como metodologias ativas, educação inclusiva, gestão de sala de aula, uso de tecnologias e avaliação da aprendizagem. O objetivo é que o conhecimento adquirido seja incorporado ao plano de trabalho dos docentes e replicado em toda a rede estadual de ensino, ampliando o repertório metodológico e fortalecendo a qualidade da educação no Paraná.
GANHANDO O MUNDO – Maior programa de intercâmbio estudantil do Brasil voltado à rede pública estadual, o Ganhando o Mundo já beneficiou mais de 2,5 mil alunos, professores e diretores desde sua criação, em 2022. O Governo do Paraná já investiu cerca de R$ 500 milhões na iniciativa, que cobre todas as despesas, como passagens, bolsa-auxílio, documentação, hospedagem e suporte completo no Exterior.
A edição de 2026 será a maior da história, com 2 mil vagas para estudantes da 1ª série do Ensino Médio da rede estadual. Os alunos passarão um semestre letivo em países de língua inglesa: 1.000 no Canadá, 250 na Austrália, 300 na Irlanda, 300 na Nova Zelândia e 150 no Reino Unido.
O programa cresce ano a ano. Em 2025, 1,3 mil alunos já foram contemplados, sendo 1,2 mil da rede estadual e 100 de colégios agrícolas. Para a edição de 2026, o processo seletivo recebeu milhares de inscrições, e somente na segunda convocação publicada em agosto de 2025 foram chamados mais 1.401 estudantes, além dos 599 já confirmados.
Além da versão estudantil, o Ganhando o Mundo Professor amplia o alcance da iniciativa ao investir diretamente na formação continuada dos docentes da rede estadual, com intercâmbios voltados ao aperfeiçoamento pedagógico e à troca de experiências em sistemas educacionais de excelência, como o canadense.