AEN
O Viaje Paraná, órgão de promoção do turismo estadual, vai impulsionar a atração de turistas da América Latina ao Estado. Para isso, participará eventos do setor em setembro e outubro, no Uruguai, Argentina e Paraguai, intensificando a divulgação dos potenciais e atrativos paranaenses ao público em geral, além de levar expositores para mostrarem o que têm de melhor a oferecer aos visitantes. A expectativa é que estes eventos, juntos, somem um público de 135 mil pessoas, além de 40 coexpositores do Paraná.
Para iniciar a programação, o órgão promove uma ação inédita em Montevidéu (Uruguai), no dia 9 do próximo mês, levando empresários para rodadas de negócios com cerca de 120 agentes de viagens.
Também em setembro e outubro, empresários paranaenses apresentam seus destinos e produtos em duas grandes feiras. Eles serão divulgados em estandes na FIT América Latina BUE 2025, em Buenos Aires (Argentina), entre 27 e 30 de setembro, e na FITPAR, em Assunção (Paraguai), de 10 a 12 de outubro.
O público da América Latina é o que mais representa a entrada de turistas internacionais no Paraná. Os três países em que o Viaje Paraná estará nos próximos meses respondem por 79,18% do total da entrada de visitantes estrangeiros no Estado em 2025. Os dados são da Embratur, com base em informações da Polícia Federal. Até o mês de julho, dos 710.707 turistas estrangeiros que entraram no Paraná, 562.745 são do Paraguai, Argentina e Uruguai.
“O objetivo de atuar na América Latina com a demonstração dos nossos destinos e atrativos representa uma ação estratégica, pois são países que fazem fronteira com o Paraná e permite entradas por vias terrestre e aéreas”, destacou o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.
Desde 2018, quando passaram a ser divulgados dados da Embratur a respeito da entrada de turistas internacionais no país, mais de 3,8 milhões entraram pelo no Paraná, oriundos do Paraguai, Argentina e Uruguai.
URUGUAI: A Rodada de Negócios Meeting Paraná é um evento inédito do Governo do Estado, um encontro exclusivo com agentes de viagens de outro país. O objetivo é mostrar e debater sobre o potencial turístico paranaense para cerca de 120 agentes de viagens.
A programação envolve, além da rodada de negócios, a capacitação dos profissionais sobre o potencial turístico do Paraná. Serão apresentados atrativos e destinos, assim como a rica rede hoteleira e gastronômica do Estado, dessa forma, eles estarão preparados para incorporá-los à lista de pacotes de viagem que são ofertados a seus clientes.
O Viaje Paraná também abriu a oportunidade para empresários do setor participarem do evento com exposição dos seus produtos e destinos. Participam 10 empresas paranaenses: Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu; Instituto Municipal de Turismo, de Curitiba; Blue Park; La Fuga Viagens; Viajow; Paraná Tour Operadora; Schultz Operadora; Azul Linhas Aéreas; Wikitravel; e Vivaz Cataratas.
ARGENTINA – Esta é a segunda participação do Viaje Paraná na Feira Internacional de Turismo na Argentina, a FIT América Latina BUE 2025. O evento, considerado um dos maiores do gênero no continente, teve em sua última edição um público de aproximadamente 125 mil pessoas.
No ano passado, o Paraná inovou ao apresentar a gastronomia típica do Litoral, com sessões de degustação que lotaram o estande do Viaje Paraná. Neste ano, levará 15 expositores.
PARAGUAI: O Paraná também vai marcar presença na FITPAR, em Assunção, de 10 a 12 de outubro, levando seus potenciais, atrativos e destinos. O estande do Viaje Paraná contará com 15 coexpositores divulgando seus produtos e serviços.
O órgão estadual também marcou presença com parceiros e ativações na edição de 2024 da FITPAR. Foram mais de 20 coexpositores, entre redes hoteleiras, agências e operadoras de turismo, de receptivo, municípios paranaenses e empresas de ônibus que atuam no segmento. Os participantes também conheceram a gastronomia típica do Estado.
Classificado como uma das principais feiras turísticas globais pela Organização Mundial do Turismo (OMT), o evento ocupou os salões do Convention Center Mariscal e reuniu cerca de 10 mil visitantes, além de empresas e instituições de todo o mundo tornando-se, durante alguns dias, o principal centro de negócios turísticos de toda a América Latina.