Irati PR, 06:32, 12°C

Casos de rotina seguem nas Unidades Básicas de Saúde e encaminhamentos de consultas especializadas continuam a acontecer pelo Consórcio Intermunicipal
Foto: Esther Kremer

Esther Kremer

A Prefeitura de Irati ampliou, nesta semana, o atendimento de pediatria com consultas diárias das 7h às 11h, de segunda-feira a sexta-feira, na Unidade de Saúde Ildefonso Zanetti, próximo a Secretaria de Saúde de Irati. A mudança ocorreu, segundo a secretária Daniela Raffo, após reorganização do que já estava previsto no plano governo da gestão, além da demanda apresentada por mães do município. Com a reorganização, Irati aumenta a cobertura e o número de consultas, enquanto mantém o Pronto Atendimento 24h para urgências e o fluxo de encaminhamentos ao Consórcio (CIS/Amcespar) para casos que exigem consulta especializada.

Segundo a secretária, os encaminhamentos para o Consórcio seguem o mesmo padrão que já existia, quando identificado a necessidade pelas UBSs. Porém, desde de segunda-feira (25), houve esta ampliação para atender a todos que necessitam de uma consulta pediátrica envolvendo intercorrências agudas repentinas, como por exemplo: febres altas, vômitos, diarreias, etc.

Foto: Esther Kremer

Anteriormente, o médico pediatra atuava apenas duas horas semanais no município, na sexta-feira, das 11h às 13h, e agora o serviço passou a cinco manhãs por semana. “Sempre esteve no plano de governo da gestão ampliar o atendimento na pediatria e, em conversa com algumas mães, reavaliamos a demanda e ampliamos o setor, proporcionando mais consultas e mais dias de atendimento”, disse Daniela.

Na prática, crianças com queixas prolongadas ou de rotina são direcionadas à sua UBS de referência, garantindo continuidade do cuidado com a possibilidade de encaminhamento ao Consórcio caso necessário, já intercorrências agudas recentes são atendidas pela manhã na Unidade do Ildefonso e os casos graves vão ao PA 24h. “Queremos atender todas as mamães e crianças, distribuindo corretamente o que é do Pronto Atendimento, da UBS e do Consórcio”, explicou.

Reorganização de profissionais

Outra situação explicada pela secretária, foi em relação a redistribuição dos profissionais da pediatria no município, visto que diversas informações equivocadas sobre o assunto chegaram até a população. Segundo ela, houve a migração do médico pediatra Dr. Vaner Issamu Shimuta, que realizava os atendimentos nas sextas-feiras no município, para o Consórcio de Saúde. E a pediatra Drª. Mônica Pinto Ferreira Batista assumiu a nova agenda semanal da Unidade Ildefonso. “O Dr. Vaner continuará atendendo as crianças de Irati, mas pelo Consórcio com consultas especializadas.  Ele se credenciou no CIS e faz esse atendimento contínuo por lá. E a Drª. Mônica está atendendo neste novo formato, com comentários positivos de mães que precisaram e tiveram o retorno de forma rápida”.

Com consultas diárias pela manhã, a ideia, segundo a secretária, é reduzir esperas para quadros agudos, “desafogar” o PA e qualificar a linha de cuidado ao manter o vínculo na UBS e agilidade no Consórcio, com avaliação especializada.

Onde procurar ajuda

  • Intercorrência aguda (febre alta, vômitos, diarreia, entre outros, que surgem de forma repentina): Unidade de Saúde Ildefonso Zanetti, de segunda a sexta, das 7h às 11h (pediatria municipal com triagem);
  • Urgências/Emergências: Pronto Atendimento 24h;
  • Rotina e acompanhamento (ESF): sua UBS de referência (médico/enfermeiro e agente comunitário);
  • Encaminhamentos especializados: UBS → Casa Verde (agendamento) → Consórcio Intermunicipal de Saúde (sem fila, em geral com consulta na mesma semana).

Foto: Esther Kremer

A ampliação da pediatria organiza o acesso e também deve aproximar o cuidado das famílias ao dar respostas rápidas para quadros agudos, sem perder de vista o acompanhamento longitudinal nas UBS. Daniela também comentou que novas melhorias na saúde serão anunciadas nos próximos meses e reforçou o pedido para que as famílias procurem a porta adequada em cada situação garantindo agilidade. “Tem muita coisa boa vindo pela frente, não só na pediatria, mas em outras áreas e estamos a disposição para esclarecer dúvidas, explicar e informar a população que usa e precisa dos serviços. Nós vamos fazer a diferença”, finaliza Daniela.

Leia outras notícias