Irati PR, 22:25, 22°C

Campeonato reúne 28 equipes e marca fortalecimento das ações da Secretaria Municipal de Esportes
Previsão é de que as competições durem três meses, com R$ 8 mil em prêmios para os primeiros lugares - Foto: Sec. de Esportes de Guamiranga

Karina Ludvichak

O Ginásio Municipal de Guamiranga recebeu, a última terça-feira (19), abertura oficial do “Abertão de Guamiranga 2025”. O campeonato aberto de futsal conta com 21 equipes masculinas e 7 femininas, reunindo atletas locais e de cidades vizinhas como Prudentópolis, Imbituva, Irati, Ivaí e Rebouças. A previsão é de que as competições durem três meses, entregando mais de R$ 8 mil em prêmios para as equipes vencedoras do primeiro lugar.

Segundo a secretária de Esportes, Turismo, Indústria e Comércio de Guamiranga, Angélica Langoski, além de fomentar o esporte e a integração regional, o evento também é uma vitrine para o trabalho desenvolvido pela pasta. Ela destacou a importância de aproveitar a competição para mostrar os projetos em andamento e incentivar a comunidade a se engajar nas atividades esportivas.

Angélica conta que quando assumiu a secretaria no ano passado, o Ginásio Municipal era pouco utilizado durante o dia, restringindo-se a treinos noturnos. “O ginásio durante o dia não era usado, somente a noite para treinos, e isso foi uma coisa que eu estranhei já de cara. No final do ano reformulamos a secretaria com novas contratações e isso eu tenho que agradecer ao prefeito, que sempre incentivou e topou as ideias que eu apresentava”, observa.

Atualmente, a programação semanal da secretaria atende diferentes faixas etárias e modalidades. Nas segundas-feiras, o grupo “60+” reúne cerca de 20 idosos, que já representaram Guamiranga na fase bronze dos Jogos da Integração do Idoso (Jiido) e se preparam para disputar a fase prata em outubro. Na terça-feira, mais de 30 crianças entre 6 e 12 anos participam da escolinha do bairro Boa Vista, com destaque para amistosos, festivais e jogos em ligas regionais.

Campeonato aberto de futsal conta com 21 equipes masculinas e 7 femininas Foto: Sec. de Esportes de Guamiranga

As quartas-feiras são dedicadas ao vôlei, reunindo mais de 30 adolescentes de 12 a 17 anos, com foco na formação de atletas de alto rendimento. Já na quinta-feira, a escolinha Furacão funciona durante todo o dia, atendendo mais de 70 crianças, totalizando cerca de 100 jovens entre 6 e 12 anos. Nas sextas-feiras, a atenção se volta ao futsal, com mais de 30 adolescentes entre 12 e 17 anos participando dos treinamentos.

O esporte de alto rendimento também ganhou espaço. Nas segundas, quartas e sábados, os treinos de futsal e futebol adulto reúnem atletas selecionados em peneiras realizadas no início do ano. Com essa iniciativa, Guamiranga já conta com equipes masculinas e femininas representando o município em competições oficiais, como os Jogos Abertos do Paraná e a Amcespar. O time masculino, inclusive, vai disputar, na próxima semana, a fase macrorregional dos Jogos Abertos, em Paranaguá.

Outras modalidades também recebem apoio da secretaria, como ciclismo, bocha, bolão e vôlei, além do suporte logístico com o transporte de equipes particulares para competições em diferentes cidades. Para Angélica, cada uma dessas iniciativas reforça a missão da pasta. “Nosso principal objetivo é oportunizar a participação dos nossos atletas e a interação com o esporte. O trabalho é pensado a longo prazo e talvez nós nem colhamos os frutos, mas a semente está plantada”, declarou.

Com a expectativa de grande público durante os três meses de campeonato, o ‘Abertão de Guamiranga 2025” promete ser um dos principais eventos esportivos da região, fortalecendo o esporte local e a integração entre comunidades. “Desejo a todos ótimos jogos e muito sucesso nesta competição”, finalizou Angélica.

Leia outras notícias