AEN
As inscrições para o Programa Ganhando o Mundo da Ciência para intercâmbio de pesquisa gratuito na Universidade de Alberta, no Canadá, abrem no sábado (23) e ficam abertas até 9 de setembro. São até dez vagas para estudantes de graduação. A iniciativa é resultado do acordo de cooperação assinado entre a Fundação Araucária, Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Universidade de Alberta.
O Ganhando o Mundo da Ciência tem o objetivo de proporcionar aos alunos de graduação, que estão ou estiveram em estágio de Iniciação Científica no Estado do Paraná, a oportunidade de realizar mobilidade internacional por um período de até três meses, a depender das áreas prioritárias para a consolidação da cooperação internacional.
Para esta candidatura ao período de inverno da Universidade de Alberta, os estudantes farão a mobilidade de 06 de janeiro a 31 de março de 2026. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail intern@ualberta.ca .
O programa visa promover o fortalecimento da produção científica, tecnológica e de inovação em rede por meio da concessão de apoio financeiro para a realização de mobilidade internacional em projetos que demonstrem aderência ao “Paraná 2040 – Rotas Estratégicas de Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I).”
A assessora de projetos estratégicos internacionais da Fundação Araucária, Eliane Segati Rios, explica que o programa é de fluxo contínuo, conforme as parcerias vão sendo realizadas com os países e universidades. Ela reforça que, para este edital, todo o processo de seleção é feito pela Universidade de Alberta.
“No caso da parceria com a Universidade de Alberta o período do intercâmbio será de três meses. A notificação de resultados acontece até o dia 24 de setembro, por meio da carta de aceite enviada pela Universidade de Alberta. Após o recebimento da carta, o contemplado deverá seguir os trâmites informados pelas diretrizes da Araucária para a formalização e recebimento da bolsa de pesquisa”, diz.
EDITAL – Os critérios e documentação exigida pela Universidade de Alberta podem ser consultados AQUI. O processo de candidatura e o cronograma estão disponíveis NESTE SITE.
Todas as despesas dos estudantes e professores selecionados são custeadas pelo Governo do Estado, incluindo a passagem aérea, visto (se necessário), seguro médico, auxílio-moradia e acomodação. Os alunos também recebem uma ajuda de custo mensal no período que durar a experiência internacional.
Entre os critérios de participação estão ser aluno de graduação, matriculado integralmente em uma universidade do Paraná credenciada e elegível, com o mínimo de um semestre restante no seu curso quando do retorno ao Brasil; ter completado pelo menos dois anos do curso de graduação/ ou estar no 3º ou 4º ano da graduação; ter no mínimo 18 anos; ter uma média mínima de 80/100 no índice de desempenho acadêmico, ou equivalente para se candidatar ao programa; e exigência de idioma: teste de Inglês TOEFL 70 iBT ou 5.5 IELTS como pontuação mínima.
VERÃO – Em breve serão abertas as inscrições para o segundo período do Ganhando o Mundo da Ciência – Canadá, que será de 24 de setembro a 13 de novembro de 2025. Os aprovados farão mobilidade de 1º de maio a 24 de agosto de 2026. A notificação de resultados acontece até janeiro de 2026, por meio da carta de aceite enviada pela Universidade de Alberta. Após o recebimento da carta, o contemplado deverá seguir os trâmites informados pelas diretrizes da Araucária para a formalização e recebimento da bolsa de pesquisa.