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Deputado e secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná ressalta a importância de acelerar o projeto da PR-990
Foto: DER-PR

Karina Ludvichak e AEN

O deputado federal e secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, esteve no último sábado (16) em Prudentópolis prestigiando a Fenafep 2025. Na ocasião, ele fez anúncios importantes para o município, principalmente nos setores de pavimentação rural, e revelou que Prudentópolis terá, na próxima edição da festa, a própria panela gigante para preparar a tradicional feijoada de 12 toneladas, considerada a maior do mundo.

Além dos investimentos em Prudentópolis, o secretário comentou sobre sua atuação em outros municípios da região, como Paulo Frontin, Rio Azul e Mallet. Entre os destaques, mencionou a situação de Rebouças, que enfrenta dificuldades na execução das obras de pavimentação da PR-990.

Com a empresa vencedora da licitação anunciada no início de abril de 2024, o prazo de execução está se encerrando, e grande parte da obra ainda não foi concluída. A situação tem gerado descontentamento do secretário de infra e transtornos para a gestão municipal e moradores da região, levando Sandro Alex a cogitar retomar o projeto com outra empresa. “Inclusive Rebouças, eu provavelmente vou retomar aquela obra com uma empresa nova. A PR 990, ela não está de acordo com o que nós entendemos como uma boa obra”, declarou o secretário.

A empresa responsável atualmente pela obra é a TCE Engenharia Ltda., segunda classificada na sessão de disputa, vencedora da licitação no início de abril de 2024, com proposta de preço negociada de R$ 87,3 milhões e documentação aprovada.

A rodovia, com 12,60 quilômetros, é a principal rota de conexão com a comunidade rural do Marmeleiro, no interior de Rebouças. O projeto incluí nova ponte, sistema de drenagem de águas, sinalização e defensas metálicas, com prazo de execução de 540 dias corridos (18 meses), a contar a partir da assinatura da ordem de serviço, que foi assinada em 27 de junho de 2024.

“Eu talvez vá afastar aquela empresa que está lá. E a gente vai chamar uma empresa nova para tocar e finalizar o acesso da 990. Não pode ficar devagar e lento. Como a 990 de Rebouças é uma obra maior, eu quero colocar uma empresa boa para tocar com rapidez”, esclareceu Sandro Alex.

IRATI

Indagado sobre a lentidão do contorno do bairro do Riozinho, em Irati, e interseção entre a PR-364 e a BR-153, na mesma localidade, o secretário informou que pela obra estar caminhando para a finalização, pretende manter a mesma empresa que está executando a obra do trecho, que também é a TCE Engenharia Ltda.

Foto: DER-PR

Neste trecho, a rodovia tem extensão de 1,64 km, iniciando com uma rótula vazada no acesso ao bairro Riozinho. A pista deve ter largura de 7 metros, sendo 3,50 metros para cada faixa de rolamento e acostamentos de 2 metros em ambos lados da rodovia.

Para execução do viaduto será implantada uma passagem inferior sob a BR-153, por onde passará a PR-364, fazendo uma curva que se divide em dois ramais para ingressar e sair da rodovia federal. Também haverá vias de acesso antes da interseção para o tráfego de veículos no sentido oposto.

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