Sthefany Brandalise
A manhã de quarta-feira (30) foi marcada por muita concentração e emoção em Rebouças, onde ocorreu a etapa municipal do Soletrando, com a participação de 12 alunos do 3º ano da rede pública. O concurso, que valoriza o domínio da escrita e o incentivo à leitura, foi realizado em formato eliminatório e contou com a presença de professores, familiares e autoridades educacionais.
Os grandes destaques do dia foram: 1º lugar: Carlos Emanuel Ferreira de Oliveira – E.M. do Campo São Miguel; 2º lugar: Nicolas Pianaro – E.M. do Campo Imaculada Conceição; de Maria; 3º lugar: Sarah Lúcia Iaschaki de Toledo – E.M. do Campo Profº Leonardo Krul.

Todos os alunos que participaram da etapa municipal são verdadeiros vencedores – Foto: Leticia H. Pabis
Os três primeiros colocados receberam um brinde especial da Folha de Irati, como forma de reconhecimento pelo excelente desempenho. Além disso, todos os participantes foram presenteados com mimos oferecidos pela Folha e lembranças da Secretaria Municipal de Educação.
Participaram também do concurso: Ana Victória da Luz (E.M. Joanita Ayub Pereira), Gabriel de Oliveira da Silva (E.M. do Campo Divino Espírito Santo), Gustavo Lulek e Heloíse Aparecida Batista (E.M. Erasmo Pilotto), Heloísa de Freitas Nunes (E.M. do Campo Profº Leonardo Krul), Henrique Sebastian Marcondes (E.M. do Campo Divino Espírito Santo), Isis Helena Carneiro Lopes (E.M. do Campo São José), João Felipe de Moura Gumeiro (E.M. Joanita Ayub Pereira) e Mateus Burghati Nunes Cardoso (E.M. do Campo Imaculada Conceição de Maria).
Durante o evento, a secretária de Educação, Regina Mara Mathias Cordeiro, parabenizou todos os envolvidos. “Ver nossos alunos em um concurso como esse é uma grande satisfação. O Soletrando estimula o aprendizado de forma divertida, valoriza o esforço individual e reforça o papel da escola na formação de leitores e escritores críticos”, disse.

Foto: Leticia H. Pabis
Parceiros da iniciativa, o Grupo Saber e o SESI participaram ativamente do evento, compondo a banca de jurados. Representaram o Grupo Saber: Daniele Crovador, Aline Gabrieli Brandalise e Rafaeli Nebesniak. Pelo SESI, esteve presente Jonas Gustavo Kampf. Juntos, eles avaliaram atentamente o desempenho dos alunos durante as rodadas do concurso.
Daniele Crovador, coordenadora regional do Grupo Saber, reforçou o papel educativo da ação. “O Soletrando vai além de uma competição. Ele desenvolve competências fundamentais nas crianças, como o raciocínio, o foco e o gosto pela aprendizagem”, afirma.
Ainda, durante o evento, os representantes do Grupo Saber anunciaram bolsas de 60% para graduação e pós-graduação da Unicesumar destinadas a professores, coordenadores e demais colaboradores das escolas participantes. Os alunos finalistas ainda ganharam uma aula experimental e uma bolsa especial de desconto do programa Super Cérebro.
Fotos: Leticia H. Pabis



Independentemente da colocação final, todos os alunos que participaram da etapa municipal são verdadeiros vencedores. Cada um demonstrou empenho, coragem e domínio da língua portuguesa e a atuação de todos foi motivo de orgulho para suas escolas e famílias.