Meta alcançada
O prefeito Emiliano Gomes fechou com êxito o primeiro grande evento da sua gestão, o 35º Rodeio de Integração de Irati. Algumas inovações, como shows gauchescos, manutenção da artística, parceria com a Sanepar com bag d’água na estrutura e parque infantil com três mil ingressos gratuitos, trouxeram grande público ao evento. Mas a participação que interessa também veio em peso, reunindo mais de 60 CTGs, segundo os organizadores. Mas o que mais marcou foi a disponibilização de lanches locais a preços populares. Isso permitiu que toda a população tivesse acesso à alimentação por um valor justo.


Autoridades
Vários nomes estiveram em Irati nos dias de festa. O governador em exercício, Darcy Piana, o presidente da Assembleia, Alexandre Curi e o deputado Moacir Fadel vieram na sexta-feira (11). No sábado, foi a vez do secretário da Seil, Sandro Alex, e do deputado Marcelo Rangel. E, no domingo, no final da tarde, o líder do governo Hussein Bakri esteve no rodeio.
Relacionamento
O prefeito Emiliano deu mostra de hospitalidade no Rodeio de Irati. Vários prefeitos da região estiveram presentes, como o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski; o prefeito Ivanor Muller, de Teixeira Soares; o prefeito de São João do Triunfo, Mário Cesar; a prefeita Fernanda Sardanha, de São Mateus do Sul; o prefeito Dimas Vier, de Inácio Martins; o prefeito Laercio Cipriano, de Rebouças; e o prefeito de Prudentópolis, Adelmo Klosowski. Todos estiveram no sábado na casa do prefeito, no CT. Agora é a vez de pagar a visita.


O horário dos CMEIs
A secretária de Educação de Irati, Eliceia Szereda, está discutindo uma readequação no horário dos CMEIs. Segundo ela, ao perceber o que a União paga, é preciso fazer algumas adaptações. Ainda na tarde de quinta-feira (17), Eliceia e o prefeito Emiliano se reuniram com a diretoria da Aciai para discutir o assunto. Ambos os lados saíram contentes da reunião. Eliceia ressaltou que a ideia é ouvir todos os lados para chegar ao melhor modelo de horário possível.
A Pedido
O prefeito Bertoldo Rover, de Imbituva, vetou o projeto de lei que previa a criação de cargos e a ampliação dos salários de servidores efetivos do Legislativo. Segundo informações, o PL criava uma discrepância entre os salários dos novos cargos e os atuais. O prefeito Bertoldo recebeu orientação pelo veto e, antes de efetivar o ato, conversou com o presidente da Câmara, Anderson Neiverth, que concordou com a atitude do prefeito. Os dois chefes dos Poderes chegaram ao consenso de que o PL, como estava constituído, não poderia entrar em vigor e optaram pelo veto. O projeto de Planos e Cargos que deu origem à votação era de 2023.
50%
Tarifaço a ser implantado por Trump contra o Brasil
Agenda
O secretário de Saúde Beto Preto e o deputado e líder do governo Hussein Bakri estarão em São João do Triunfo, Antônio Olinto e São Mateus do Sul. Além da liberação de recursos em São João do Triunfo, com o prefeito Mário Cesar, em São Mateus do Sul eles vão conhecer o novo hospital, que está em fase final de construção. Em São Mateus, eles serão acompanhados pela prefeita Fernanda Sardanha.
Disputa
Uma disputa boa pode estar se desenhando entre os municípios de Irati e Fernandes Pinheiro. Desde maio de 2025, Irati iniciou tratativas para que o terreno a ser doado pelo IDR inclua também o chamado “Casarão do Iapar”. A casa estaria inserida na área que será transformada em um Condomínio Industrial, às margens da BR-277. A doação do terreno está em fase avançada e deve ser oficializada no início do segundo semestre. O prefeito Emiliano, inclusive, já teve o “pode” do conselho do IDR.
“Ratinho está sendo visto como opção a candidatura de Tarcisio e Bolsonaro”
Leticia Casado – Comentarista política do UOL
Disputa II
Quem também está de olho no Casarão do Iapar é o município de Fernandes Pinheiro. A gestão tem realizado algumas ações e, inclusive, entregou um ofício ao vice-governador Darci Piana demonstrando interesse na revitalização do imóvel. O mais importante é que, independentemente de o Casarão estar em Irati ou Fernandes Pinheiro, a comunidade se mobilize para preservar essa referência regional em diversos aspectos. O prefeito Oziel tem conversado com o IDR, contando com o apoio do deputado Artagão Jr, para viabilizar a proposta de Fernandes.
Desconhece
A visita do senador Sergio Moro a Prudentópolis passou despercebida pelo prefeito do município Adelmo Klosowski (PSD). Adelmo disse que não recebeu nenhum comunicado oficial dizendo que o senador estaria no município. Rosinha ouviu o comentário do prefeito dizendo que “onde já se viu um senador vem no município e nem informa o prefeito da cidade”.

Em Imbituva
O senador também esteve no município de Imbituva a convite do Sindicato da Madeira local, entidade ligada à Fiep. Moro reuniu um bom público ligado ao setor produtivo e da madeira. Mas o discurso ficou muito no enfrentamento ao “desgoverno federal” e ao tarifaço de Trump, que deve influenciar diretamente ao segmento de exportação da madeira.

Mais pavimentação
Na segunda-feira (14), o prefeito de Rebouças entregou ao Estado os projetos dos primeiros R$ 12 milhões em pavimentação, dentro do programa do governo Asfalto Novo, Vida Nova. Com a entrega dos primeiros projetos, Rebouças garantiu mais R$ 18 milhões em pavimentação. Segundo Laercio, “investir em asfalto é investir em qualidade de vida, valorização dos bairros e desenvolvimento de Rebouças”. O prefeito agradeceu ao secretário Guto Silva, ao governador Ratinho Junior e aos deputados Romanelli e o presidente da Alep, Alexandre Curi, que têm representado o município.
Presenças
Durante as comemorações do aniversário de Rio Azul, o município recebeu a visita de lideranças estaduais. O secretário de Infra, Sandro Alex, e o deputado estadual Marcelo Rangel estiveram presentes na escolha da Miss Rio Azul. Já o deputado Hussein Bakri participou das festividades na tarde de domingo (13).
