Karina Ludvichak
O final de semana foi de vitória e emoção para o esporte de Rebouças. O jovem atleta Murilo de Castro Machado, de 18 anos, conquistou um feito inédito para o município ao se tornar campeão paranaense adulto nos 800 metros e vice-campeão nos 1500 metros, durante o 69º Campeonato Paranaense de Atletismo Adulto, realizado em Foz do Iguaçu.
Estreando pelo Instituto do Atletismo de Foz do Iguaçu (IAFI), seu novo clube, Murilo brilhou nas pistas. No sábado (29), ele correu pela primeira vez os 1500 metros em uma competição federada e garantiu o segundo lugar com o tempo de 4min15s49. Já no domingo (30), alcançou o topo do pódio nos 800 metros, com a marca de 2min01s73, conquista que representa o primeiro título estadual de Rebouças no atletismo. “Esse título sempre foi um sonho para mim. Desde o início da minha carreira, eu via outros atletas sendo campeões estaduais e nunca imaginei que um dia eu estaria no lugar deles. Representar o meu clube, subir no pódio e mostrar para todo mundo do que sou capaz, isso não tem preço”, destacou.

TRAJETÓRIA DENTRO DO ESPORTE
A trajetória do jovem é marcada por dedicação e superação. Natural de Rebouças, ele começou no esporte em 2018, jogando futebol de campo e futsal. Mas foi apenas em 2022 que encontrou seu verdadeiro caminho, seguindo no atletismo. Desde então, vem sendo treinado pelo professor Rômulo Renan, com quem construiu uma parceria sólida e focada no alto rendimento. “Tudo foi acontecendo aos poucos. Começamos um trabalho sério e com muito aprendizado. Hoje, olho para trás e vejo o quanto cresci como atleta e como pessoa. Cada conquista é fruto de constância, paciência e muito esforço”, ressalta Murilo.
Além da dedicação na carreira como atleta, Murilo também é calouro no curso de Educação Física na UniGuairacá, em Irati, e estagiário na academia do próprio treinador. Ele destaca que para dar conta de tudo isso conta com o apoio da família. “Meu pai e minha mãe sempre estiveram ao meu lado nas competições desde o começo. Grande parte do que conquistei até hoje eu devo a eles”.
Com o título estadual, o atleta agora mira desafios ainda maiores e já confirmou participação no Campeonato Paranaense Sub-20, que acontece nos dias 19 e 20 de julho, em Campo Mourão, onde voltará a competir nas provas de 800m e 1500m. Além disso, pretende disputar os Jogos da Juventude, os Jogos Abertos do Paraná e, nas provas de rua, a Maratona Internacional de Curitiba na modalidade 10km.
Com metas claras, Murilo sonha alto, expressando o desejo de ser campeão brasileiro e vestir a camisa da Seleção Brasileira de Atletismo. “Esse campeonato foi só o começo. Acredito que ainda tenho muito a conquistar. Meu sonho é chegar a uma Olimpíada, mas sei que preciso seguir passo a passo, com os pés no chão e agradecendo a Deus por cada oportunidade”.
Atualmente, o atleta conta com o apoio da Farmácia Santo Antônio, mas está em busca de novos patrocinadores que possam contribuir com sua jornada, especialmente com os custos de competições e equipamentos como sapatilhas e tênis de corrida.