Leticia H. Pabis com reportagem de Nilton Pabis
Com mais de 27 anos de história e presença consolidada em 13 cidades do Paraná, o Grupo Ivasko deu mais um passo em seu plano de expansão com a inauguração da segunda unidade do Mariano Atacadista em Ponta Grossa. A abertura oficial aconteceu na manhã de quinta-feira (26), entre os bairros Uvaranas e Cará-Cará, e reuniu direção, colaboradores e comunidade para marcar a entrega de um espaço com cerca de 10 mil metros quadrados construídos.
Na véspera, quarta-feira (25), um coquetel foi promovido pela diretoria do grupo para recepcionar fornecedores, equipes dos escritórios regionais e parceiros que acompanharam a trajetória. Durante o evento e na inauguração, o presidente do grupo, Zeka Ivasko, e os diretores Edna, Ana Paula e Paulo Ivasko detalharam os bastidores da nova loja.

Durantes os discursos realizados nas festividades, os diretores relembraram o começo da história do grupo, quando em 1966, seu Mariano Ivasko, patriarca da família, resolveu abrir uma pequena bodega que, como contou Zeka, possuía apenas seis garrafas de bebida alcoólica para serem comercializadas. Ao longo dos anos, com o apoio dos filhos e de outros empreendedores locais, Mariano acabou expandindo os negócios, abrindo uma pequena mercearia até que, em 1998, abriu o primeiro mercado.
De 98 para cá, a história apenas expandiu, e hoje o grupo conta com 13 mercados e atacadistas, 13 pontos de revenda de gás e 12 postos de combustíveis, espalhados não apenas pela região da Amcespar, mas sim por todo o estado do Paraná.
Ao comentar sobre o crescimento, Zeka destacou que o sucesso se deve às pessoas e às parcerias construídas ao longo do tempo. “Ele (Mariano) disse que não fazia ideia do que aconteceria, assim como nós também não fazemos. Não sabemos onde tudo isso vai parar, porque depende de muitos fatores. Mas o que temos, e o que realmente faz as coisas acontecerem, são as pessoas. Essas pessoas, esses amigos que a vida nos deu, tornam tudo muito mais fácil”, disse o presidente do Grupo.
A virada para o modelo atacadista surgiu da busca constante por aprendizado e da observação do mercado nacional. “Quando surgiu o atacado, quando veio o Mariano Atacadista, e quando a gente, de tanto participar de eventos, de tantos congressos em São Paulo, Curitiba, Maceió, pelo Brasil inteiro, percebeu que o mercado estava caminhando nessa direção, entendemos que precisávamos acompanhar esse movimento também. Então, se for para deixar uma mensagem aqui, eu diria: busque sempre aprender. Porque o Grupo Ivasko levanta essa bandeira, a gente precisa aprender todos os dias”, adicionou.
Hoje, o grupo conta com cerca de 1.600 colaboradores em todas as unidades da rede, e apenas as duas unidades do Mariano Atacadista em Ponta Grossa geram cerca de 280 empregos na cidade. Edna Ivasko, diretora de Obras, Operação e Recursos Humanos, contou sobre os desafios de executar a construção da nova loja fora da cidade de origem. “Toda obra tem suas dificuldades, suas particularidades. A gente não é construtor, mas as nossas obras são feitas por nós, e isso é muito gratificante. Além da construção do prédio em si, há também a construção da nossa equipe, que a cada dia se torna mais profissional, mais responsável, mais experiente, e está entregando esse trabalho com qualidade para nós”.
Segundo ela, apesar das dificuldades, a acolhida da população de Ponta Grossa foi fundamental para o êxito do empreendimento, deste projeto vai além da obra física, mas envolve também a capacitação de profissionais e a montagem de equipes comprometidas. “É uma dificuldade, porque fica fora da nossa cidade, mas Ponta Grossa se mostrou muito acolhedora,” complementou.
Ana Paula Ivasko, diretora de Marketing do Grupo Ivasko, explicou que a comunicação da marca está focada em mais do que vender produtos, mas que a ideia é estar presente na vida das famílias. A campanha recente em Ponta Grossa incluiu a distribuição de quatro mil violetas a moradores vizinhos e o lançamento de um jornal exclusivo. Segundo ela, cada cidade recebe ações personalizadas, pensadas a partir da escuta ativa da comunidade local.

“A gente sempre diz que não vende só comida, não vende só mercadoria, né? A gente se vê como responsável pelo almoço da família, por aquela conversa que acontece na mesa. Porque a gente sabe que, quando tem comida na mesa, sempre tem conversa também, né? Boas ou ruins, em todos os momentos, a gente está lá. […] Cada cidade é completamente diferente da outra. O que funciona aqui em Ponta Grossa, por exemplo, não funciona em São Mateus. São comunidades com costumes muito distintos”, descreveu Ana Paula.
Já o responsável pelas compras e pela inteligência comercial do grupo, o diretor Paulo Ivasko, destacou que a nova loja conta com cerca de 10 mil itens e opera no modelo de atacarejo, que oferece preços diferenciados tanto para consumidores finais quanto para comerciantes. Um dos diferenciais da unidade é a presença de padaria, açougue e hortifrúti com qualidade elevada, algo incomum em estabelecimentos do tipo.
“A gente está inovando justamente nesse estudo de categorias e mix de produtos. E, trazendo isso para esse bairro, onde temos uma grande quantidade de clientes residenciais, procuramos oferecer os serviços de padaria e açougue, que são os nossos diferenciais. O hortifrúti também está lindo nessa loja, porque percebemos que, nessa região, estamos praticamente sozinhos. Então, aqui, vamos poder oferecer ainda mais serviços para o nosso cliente”, contou Paulo.
Ele também revelou detalhes do processo de escolha de novos pontos: ele mesmo visita bairros, observa a movimentação, mapeia concorrentes e analisa potenciais lacunas no mercado. “Eu tenho uma fração de minutos para analisar. Eu olho, dou uma volta pelo bairro, vejo onde estão os concorrentes mais próximos e a gente procura estar presente ali, de preferência em regiões com aglomeração, mas também um pouco mais distante dos concorrentes. Claro que concorrente não é ruim, também é bom, mas quando estamos em bairros mais isolados, isso acaba sendo vantajoso. […] Eu observo muito, viajo bastante, visito muitos supermercados e atacados por onde passo. E aí você percebe que, às vezes, o diferencial não está em ter um produto diferente. Às vezes, o diferencial é saber destacar algo que tem a ver com o momento”, relatou.
A próxima grande inauguração do grupo será em Irati. A loja está em fase de terraplanagem e terá 13.500 m² de área construída, maior do que a unidade de Ponta Grossa, que tem 10 mil m². O projeto contempla garagem coberta, açougue com carne fresca, padaria artesanal, hortifrúti e um espaço amplo e moderno, pensado para oferecer mais conforto à população iratiense. Edna afirmou que o objetivo é proporcionar orgulho local, dizendo que “quanto mais o nosso povo iratiense tiver conforto, que é exatamente o que queremos oferecer, melhor. A gente quer que ele se sinta bem nas nossas lojas e que tenha orgulho de saber que a nossa empresa é de Irati”.
Ainda, no coquetel promovido na quarta-feira (25), estiverem presentes autoridades do município de Ponta Grossa, como a prefeita Elizabeth Schmidt, o vice-prefeito pastor Moisés Faria, vereadores do município e também o prefeito de Irati, Emiliano Gomes.
Em entrevista cedida à Folha de Irati, a prefeita Elizabeth diz que considera a inauguração da nova loja uma verdadeira “dádiva” para Ponta Grossa. Ela destaca que o Grupo Ivasko é uma empresa com trajetória consolidada e que colabora ativamente com o desenvolvimento social e econômico do município. “O sucesso que eles obtiveram lá no bairro Neves vai se repetir aqui em Uvaranas, porque esse é o bairro que mais cresce na nossa cidade. A cidade em si está crescendo demais e ninguém segura mais Ponta Grossa, e nem o Grupo Ivasko, que sejam bem-vindos sempre aqui”.
Para o prefeito Emiliano, ver a expansão da empresa desperta orgulho nos iratienses, pois representa não só crescimento econômico, mas também a projeção do nome de Irati por meio de empreendedores locais. “É um momento importante, não só pelo investimento em Ponta Grossa, mas também pelo compartilhamento. Para nós, enquanto iratienses, quando vemos a expansão de uma empresa como o Ivasko, também enxergamos as histórias que são compartilhadas e que levam cada vez mais o nome da cidade de Irati adiante”.
