Sthefany Brandalise e Escola Profª Dolores Mendes Galvão
Na Escola Municipal do Campo Professora Dolores Mendes Galvão, em Imbituva, os alunos da Jornada Ampliada A, orientados pela professora Ketlin Vaz Taradenko, vivenciaram uma experiência educativa saborosa e multidisciplinar com o projeto “Uma Jornada Culinária”.
A proposta utiliza receitas culinárias como ferramenta pedagógica para desenvolver habilidades nas áreas de linguagem e matemática de maneira prática, concreta e significativa. Em sala de aula, os estudantes aprendem sobre o gênero textual “receita”, compreendendo sua estrutura, interpretando instruções passo a passo e exercitando a leitura fluente e compreensiva. Além disso, são incentivados a escrever suas próprias receitas, praticando a organização textual com coerência, coesão e vocabulário específico.
No campo da matemática, as receitas oferecem oportunidades de aprendizado sobre grandezas, unidades de medida e raciocínio proporcional. Durante a execução das receitas, os alunos lidam com operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, tanto com números inteiros quanto com frações, além de estimativas, resolução de problemas e cálculo de porções.
O projeto alia teoria e prática, promove o trabalho em equipe e estimula a autonomia, enquanto desenvolve competências essenciais de forma lúdica. “Uma Jornada Culinária” mostra que é possível transformar o ato de cozinhar em uma poderosa ferramenta de ensino, aproximando o conteúdo escolar da realidade dos alunos.
Fotos: Reprodução


















