Irati PR, 17:03, 22°C

Objetivo da visita técnica e reunião com o SEBRAE é consolidar políticas públicas voltadas à legalização da produção artesanal e ao apoio direto aos agricultores familiares
Secretaria de Agricultura e Pecuária de Imbituva participou de uma visita técnica ao município de Araucária. Foto: Reprodução.

Leticia H. Pabis com informações de assessoria

Nos dias 12 e 13 de junho, a Secretaria de Agricultura e Pecuária de Imbituva participou de duas ações estratégicas voltadas ao fortalecimento das agroindústrias familiares do município. A primeira delas foi uma visita técnica ao município de Araucária, promovida pelo Escritório Regional do IDR-Paraná de Irati. A segunda, realizada no dia seguinte, consistiu em uma reunião com representantes do SEBRAE para alinhamento de propostas focadas no desenvolvimento rural local.

A visita a Araucária teve como objetivo aprofundar o conhecimento da equipe técnica sobre a atuação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) daquela localidade, que é referência na regulamentação de produtos de origem animal e no apoio às agroindústrias de pequeno porte, em especial queijarias artesanais. A experiência permitiu o contato direto com as estratégias implementadas para desburocratizar processos, garantir a conformidade legal e, ao mesmo tempo, preservar as características específicas da produção familiar.

Segundo Cristiane Tabarro Borgo, secretária de Agricultura e Agropecuária de Imbituva, “durante os meses de fevereiro e março, a equipe da Secretaria de Agricultura percorreu as comunidades rurais de Imbituva para ouvir as demandas da população. Uma das principais dificuldades apontadas pelos moradores foi a falta de condições para comercializar, de forma legal e segura, seus produtos de origem animal dentro do próprio município”.

Durante a visita, foram apresentados os mecanismos de articulação entre o SIM, a Secretaria de Agricultura do município de Araucária e o IDR-Paraná, demonstrando um modelo de integração que valoriza a produção artesanal sem negligenciar a segurança sanitária e os marcos legais. A equipe de Imbituva pôde observar de perto como a organização institucional e a clareza nas orientações aos produtores impactam diretamente na legalização e sustentabilidade das atividades rurais.

“Muitos produtores demonstraram interesse em se regularizar para vender na feira, nos mercados locais e participar de programas institucionais. Eles querem que seus produtos coloniais tenham o selo de qualidade exigido pela lei, mas precisam de apoio técnico para isso. Imbituva já conta com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) em funcionamento e inclusive protocolou o processo de adesão ao SUSAF junto à ADAPAR, o que permitirá, futuramente, a venda em outros municípios. No entanto, grande parte dessas agroindústrias é de pequeno porte e precisa de um processo mais acessível, com menos burocracia, mas que garanta a segurança alimentar exigida pelas normas legais”, completou Cris.

Já no dia 13, a agenda teve sequência com uma reunião entre a Secretaria de Agricultura e o SEBRAE, com foco na ampliação de alternativas para apoiar tanto as agroindústrias familiares quanto a Feira do Produtor Imbituvense. A proposta é alinhar estratégias que facilitem o acesso à informação, reduzam entraves burocráticos e ofereçam suporte técnico aos empreendedores do campo.

A articulação intersetorial entre poder público, instituições de apoio técnico e fomento, e os próprios produtores, é apontada como uma das principais ferramentas para transformar o potencial produtivo da agricultura familiar em desenvolvimento econômico e qualidade de vida no meio rural.

Além disso, no dia 31 de maio, a Secretaria formalizou a entrega da documentação necessária para adesão ao Selo SUSAF/PR (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte). Com a adesão ao SUSAF, agroindústrias familiares com registro no Selo de Inspeção Municipal (SIM) poderão comercializar produtos de origem animal para além dos limites do município. Na prática, isso significa acesso à comercialização dos produtos para todo o estado do Paraná

Com estas ações que estão sendo desenvolvidas no município, Imbituva consolida passos importantes para a estruturação de políticas públicas voltadas ao reconhecimento da agricultura familiar como eixo estratégico do desenvolvimento local.

Leia outras notícias