Irati PR, 16:56, 22°C

Com apoio da Prefeitura, o projeto Clube Atlético Teixeirasoarense transforma o esporte em ferramenta de formação cidadã
Foto: Reprodução

Sthefany Brandalise

O Clube Atlético Teixeirasoarense (C.A.T.), com apoio da Prefeitura de Teixeira Soares, tem promovido uma série de atividades esportivas gratuitas voltadas à comunidade. As ações incluem futsal, vôlei, dança, futebol feminino e recreação, com cerca de 800 participantes envolvidos em projetos realizados na sede do município e em áreas do interior. O programa foi estruturado para promover inclusão social, saúde e formação cidadã, sendo mantido por repasses públicos e articulado com a rede municipal de ensino.

Mais do que incentivar o esporte, o programa tem como prioridade a formação de cidadãos, trabalhando com valores como responsabilidade, respeito e comprometimento. A atuação conjunta com as escolas municipais permite o monitoramento de notas, frequência e comportamento dos alunos, não de forma punitiva, mas como estímulo à superação.

Coordenador do projeto e técnico do time principal série bronze, Thiago Levandoski, explica que o projeto foi ampliado para alcançar diferentes públicos e faixas etárias. “O C.A.T. é a associação onde a gente trabalha com vários esportes. Ele surgiu, na verdade, no meio do futebol, e esse ano a gente decidiu expandi-lo. Estamos com projeto de vôlei, recreação, temos categoria de base tanto no campo quanto no salão, também as equipes de futset, aulas de dança e o futebol feminino adulto e vôlei”.

Foto: Reprodução

Sobre a reativação do time adulto, que atualmente disputa a Série Bronze, Thiago destaca que a iniciativa serve de inspiração para os jovens. “Focamos nas equipes adultas para atrair crianças, se voltássemos só com a base, não ia brilhar o olho deles. Com o time na série bronze a gente volta às origens, quando as famílias se reuniam no estádio aos domingos. Agora conseguimos retornar isso com os times da série bronze e com as categorias de base”, afirma.

A gratuidade do projeto é um ponto de destaque, viabilizado com recursos da Prefeitura. “Não tem custo nenhum para quem participa. Quem banca tudo é a prefeitura, que faz o repasse para a associação. E a associação gerencia toda questão de professores, campeonatos, uniformes. A longo prazo, essa iniciativa vai formar cidadãos, cuidar da saúde e conscientizar sobre atividade física”.

Thiago ainda explica como se dá o acompanhamento escolar dos alunos, em parceria com a rede municipal de ensino. “As escolas nos disponibilizam os boletins e a gente faz essa cobrança com os alunos, se a nota está ruim não pode participar de um amistoso, por exemplo, mas não é para punir. Uma simples melhora já dá oportunidade de jogar, é um incentivo. Nós vemos que isso melhora muito o comportamento das crianças na escola, em casa e na comunidade”, afirma.

“Esse é um projeto para
transformar o futuro de Teixeira Soares. Queremos levar esporte e saúde para todos” 

Thiago Levandoski – Coordenador do projeto e técnico do time principal

A proposta da equipe principal, que conta apenas com atletas locais, também reforça a valorização da comunidade. “A Série Bronze começou em março. São 100% atletas da cidade, nenhum de fora. O objetivo não é ser campeão, é desenvolver a comunidade. Se colocarmos um menino nosso em uma equipe maior, nós já vencemos. Subimos um degrau e agradecemos, o próximo passo virá no tempo certo”, explica.

Anderson Rodrigo, pai do aluno Mateus, vê o impacto positivo da prática esportiva. “O esporte é vida. Ver os pequenos correndo atrás da bola é muito bom. É um projeto incrível. Parabenizo quem teve essa ideia e nossos governantes por investirem”, diz.

Nos treinos, a metodologia também é adaptada para o desenvolvimento saudável e respeitoso das crianças, como explica o professor de Educação Física, Luiz Carlos Padilha Jr. “É gratificante contribuir com a formação delas nos treinos. Trabalhamos com treinos táticos, técnicos e circuitos físicos. No tático, focamos na movimentação e no rodízio 2-2, uma situação de jogo. O circuito físico é leve, porque são crianças. Técnicos, focamos em passe e condução de bola”, explica.

A empolgação das crianças também é clara. João Pedro Pereira, que joga na posição ala esquerda, resume em poucas palavras o que mais gosta. “Gosto muito dos treinos. Minha parte preferida é jogar e encontrar os amigos”.

Foto: Reprodução

O secretário de Esportes, Juca Salapata, afirma que o apoio institucional ao projeto é total. “Estamos dando total. O time já está na segunda fase da Copa Bronze. Estamos juntos no que eles precisarem”, afirma.

Carlos Gorte, secretário de Indústria e Comércio e Turismo, também falou sobre a importância do C.A.T. “É um projeto muito importante para o município. Projeto onde estão as crianças se envolvendo cada vez mais. Gostaria de deixar meus parabéns ao nosso esporte do município, ao prefeito e toda a equipe”.

O vereador Ricardo Vieira Guimarães, reforça o comprometimento do Legislativo. “O projeto é extremamente importante, nós já estamos vendo isso na série bronze, onde o time tem se destacado e a gente tem visto o sorriso aí no rosto das crianças. Ficamos muito felizes em saber que estão dando oportunidade para as crianças se desenvolverem no esporte”, diz.

O projeto do CAT representa um investimento estratégico no futuro de Teixeira Soares, ao unir esporte, educação, saúde e inclusão social. “Quando o trabalho é feito com solidez, os frutos aparecem. É degrau por degrau. Estamos colhendo bons resultados, e esse é um projeto para transformar o futuro de Teixeira Soares. Queremos levar esporte e saúde para todos”, finaliza Thiago.

Leia outras notícias