Karina Ludvichak e PM-PR
Na manhã desta quarta-feira (16), a 8ª Companhia Independente de Polícia Militar (8ª CIPM) de Irati recebeu a Solenidade alusiva a Tiradentes, homenageando o Patrono das Polícias Militares e Civis do Brasil. O evento aconteceu na sede da 8ª CIPM, em anexo ao Parque Aquático.
Cerimônia contou com a participação do comandante da Polícia Militar do Paraná, Coronel QOPM Jefferson Silva, do comandante interino do 4º Comando Regional de PM, Tenente – Coronel QOPM Luciano Cordeiro, além do comandante da 8ª CIPM, Major QOPM Márcio Verner Nogueira, delegado Rafael Rybandt da 41ª Delegacia da Polícia Civil de Irati, alunos do Colégio Cívico Militar do município e demais convidados.
Durante a solenidade foi depositado a coroa de flores no busto de Alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, considerado símbolo emblemático na luta pela liberdade e justiça no País.
O comandante da PM-PR, Jefferson Silva, destacou a importância da homenagem como forma de preservar a memória do Patrono brasileiro na luta por uma sociedade mais justa.
Major QOPM Márcio Verner Nogueira destaca que Tiradentes se tornou Patrono das Polícias Militares e Civis justamente por conta do objetivo pelo qual lutava: “ter um Brasil independente, um país livre e que todos pudessem ter liberdade de escolha”.
O Major enfatiza que os ideias do Patrono inspiram os profissionais da área da segurança pública a “sempre prestar um serviço de excelência e atender bem o cidadão de bem”.
Por conta do feriado prolongado que acontece neste fim de semana, que se estende deste a Sexta-feira Santa (18) até a segunda-feira de Tiradentes (21), a PM está promovendo algumas ações no município, uma delas é a campanha de arrecadação de chocolates que devem ser doados às crianças em situação de vulnerabilidade social em Irati. “Não só aqui em Irati, mas em todos os municípios do Paraná, a Polícia Militar vem fazendo essa campanha”, finaliza Major Verner.
21 DE ABRIL
O dia 21 de abril marca a homenagem a um dos maiores símbolos de luta por liberdade do Brasil: Alferes Joaquim José da Silva Xavier – Tiradentes, considerado Patrono das Polícias Militares e Civis devido ao seu papel histórico como líder da Inconfidência Mineira, um movimento de caráter separatista e republicano que ocorreu no século XVIII, na então colônia portuguesa de Minas Gerais. A data faz referência ao dia de sua morte – 21 de abril de 1792.







