Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 23:45, 21°C

Votação acontece nos dias 3 e 4 de dezembro, sem interrupções no horário de almoço
Banner: Secretaria de Educação de Irati

Sthefany Brandalise

A Secretaria de Educação realizará, nos dias 3 e 4 de dezembro, o processo de escolha democrática para diretores das escolas e CMEIs, além de coordenadores pedagógicos. As votações ocorrerão durante todo o dia, sem interrupções no horário de almoço, e visam promover a participação da comunidade escolar na definição de seus gestores.

Para garantir a eficiência e a organização do processo, a Secretaria de Educação ofereceu cursos preparatórios voltados aos interessados em assumir cargos de gestão, como explica Jandira Girardi, secretária de Educação. “Primeiro a gente convidou quem quisesse fazer o curso, tanto de escola quanto CMEI para quem tinha interesse, todos poderiam fazer, mesmo que não quisessem assumir a gestão. Foram feitos cursos de auxiliar administrativo, gestão de pessoas, gestão financeira, tudo para que eles entendessem o que um gestor precisa fazer na escola. E era só com esse curso que os interessados poderiam se candidatar ao cargo”.

O processo também conta com uma estrutura pensada para garantir a transparência e a organização. “A pessoa que vai votar tem que ser aquela que é a responsável pelo aluno. Por isso vai um bilhete para as famílias colocarem o nome de quem vai votar, precisa ser apenas um responsável por aluno. E no dia vai ter a lista de presença com o nome para que as pessoas assinem. Vamos ter uma urna da secretaria de Educação para ficar de uma forma bem democrática essa votação. E o pessoal que vai estar compondo a mesa vai fazer a contagem dos votos”, explica Jandira.

O resultado oficial das eleições será divulgado no dia 10 de dezembro, considerando a possibilidade de recursos por parte dos candidatos. “O resultado certinho dessa escolha democrática sai oficialmente dia 10 de dezembro, porque acontece a mesma coisa que nas eleições, as vezes você tem dois candidatos e o outro não aceitou que perdeu e quer entrar com recurso, por isso temos que esperar esses dias”, comenta Jandira.

Jandira reforça a relevância do envolvimento das famílias na escolha dos gestores escolares. “Peço para que quem vai votar se informar sobre quem são os candidatos, para que na hora não tenha confusão. Quero pedir mesmo que a comunidade participe, que leve de forma bem séria, porque vocês estão votando para o gestor que vai ficar à frente da escola que o seu filho está. Se vocês não gostam ou não querem aquela pessoa não votem. Às vezes é melhor alguém de fora vir assumir a gestão do que ficar com a mesma pessoa. Então não se preocupem com isso votem consciente”, diz.

“Pais, eu quero pedir para que votem. Vocês estão representando a criança, o filho, o neto que está na escola. A pessoa da família de vocês que está ali precisa de uma representação, precisa do voto de vocês. Vocês vão dizer para nós qual é o melhor, quem vocês acham que é o melhor para ficar à frente da escola ou do CMEI”, finaliza Jandira.

Leia outras notícias