Emiliano Gomes e Larissa Mazepa prometem gestão participativa e atenção ao interior

Em entrevista à Folha de Irati, prefeito e vice eleitos destacam importância da transparência e da participação popular na gestão

Leticia H. Pabis com reportagem de Nilton C. Pabis

Na quinta-feira (10), o prefeito eleito Emiliano Gomes, junto da sua vice-prefeita doutora Larissa Mazepa, estiveram presentes no estúdio da Folha de Irati para uma entrevista exclusiva, e compartilharam suas expectativas para a gestão que se inicia em janeiro de 2025.


A chapa eleita no último dia 06 de outubro, com 44,95% dos votos, destacou o compromisso com uma administração transparente e participativa, prometendo ouvir a população e priorizar o desenvolvimento do interior do município, especialmente em questões como a melhoria das estradas rurais e acesso da população à saúde.


Emiliano reforça a importância de uma transição harmoniosa com a atual administração, enfatizando que a transparência deve ser uma marca desde o início do processo. “A transição é um ato muito importante, porque vai fazer com que, de fato, a gente possa fazer com que nossa equipe e a equipe do atual prefeito possam trabalhar de forma conjunta, harmônica, para a gente deixar muito clara as ações que acontecerão durante essa transição, os desafios que teremos pela frente e para que a gente possa chegar em janeiro já executando tudo aquilo que a gente planejou”, afirmou.


Ele menciona, também, que a atenção especial às áreas rurais é uma prioridade, apontando que as estradas do interior precisam de melhorias urgentes para atender às demandas dos agricultores, que confiaram na sua proposta de governo. “Nós precisamos de mais patrolas, a gente sabe disso, precisamos fazer uma logística mais inteligente no sentido de para onde vão esses maquinários, então a gente vai precisar reformular, e isso contempla o nosso programa Irati Mais Estradas, que é uma reformulação de toda a Secretaria, no sentido não só de aquisição de maquinários, mas ao mesmo tempo fazer uma logística inteligente”, explicou Emiliano.


Para garantir a eficiência desse plano, Emiliano revelou que o interior será dividido em oito regiões, cada umacom representantes responsáveis por fiscalizar e reportar as necessidades locais à administração municipal. A ideia é otimizar os serviços da Secretaria de Aviação e Serviços Rurais, com foco na renovação da frota e em uma logística mais inteligente para atender a todas as áreas com eficiência.
A vice-prefeita Larissa Mazepa complementa a fala de Emiliano, destacando a importância da participação popular no governo. “Vamos ser transparentes em todas as nossas ações, e queremos que a população participe da nossa gestão, trazendo suas ideias para o crescimento de Irati”, afirmou.


Sobre a montagem da equipe de governo, Emiliano adiantou o nome do empresário Oscar Muchau como futuro secretário de Administração e Recursos Humanos, destacando sua experiência e visão a longo prazo. Segundo Emiliano, a gestão será técnica, com foco na competência dos profissionais à frente das secretarias.


Nos próximos meses, o prefeito eleito pretende intensificar as conversas com o governo estadual para garantir apoio em projetos de industrialização e infraestrutura. Emiliano demonstrou otimismo ao falar sobre os diálogos com o governador Ratinho Jr. e a possibilidade de atrair novos investimentos para Irati. “O foco será industrializar Irati e acelerar a entrega de projetos de habitação”, finalizou.


Nos próximos quatro anos, Emiliano e Larissa têm o desafio de transformar as áreas essenciais de Irati, como saúde, educação e assistência social, e possuem a visão de que o diálogo, a escuta ativa, e a transparência são os pilares que vão guiar a administração.


Enquanto Emiliano destaca o compromisso com uma administração participativa e focada nos interesses da comunidade, Larissa reafirma seu papel fundamental na gestão, especialmente na saúde, com foco na humanização e na eficiência dos serviços. “Na área da saúde, eu acredito que com uma boa gestão lá dentro, não precisa desprender de muita energia financeira. A gente só precisa colocar as pessoas certas nos lugares certos para que a saúde comece a crescer novamente, para que a saúde comece a entrar nos eixos”, pontua Larissa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.