Foram selecionados três trabalhos da instituição, em diferentes categorias: Música, Artes Visuais e Artes Literárias
Karina Ludvichak, com informações Assessoria
Acontece entre os dias 7 e 10 deste mês, em Curitiba, a 12ª edição do Festival Estadual Nossa Arte, uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que tem como intuito a garantia de direitos com foco no fortalecimento do movimento social da pessoa com deficiência.
Com cerca de 1400 pessoas acompanhando o evento durante a semana, 30 alunos e grupos das instituições regionais do Paraná se apresentam em diversas categorias. Da APAE de Fernandes Pinheiro, três alunos foram selecionados para a fase estadual, em diferentes categorias: Música, Artes Visuais e Artes Literárias.
A diretora da Apae Andréa Cristina Cabral, de Fernandes Pinheiro, Noeli Filus, conta que o trabalho com atividade musicais na instituição foram iniciados há três anos. “A ideia era dar início a formação de um grupo de música e isso vem acontecendo. Temos o nosso grupo. Porém, no decorrer do trabalho, os talentos e habilidades vão se destacando, e a aluna Andreia destacou- se com sua voz”.
Andreia dos Santos Lima é uma das três alunas selecionadas para a fase regional e participa das apresentações na categoria de Música ao lado do professor João Edilson Salmon.
Noeli conta que as expectativas são grandes em relação ao desempenho dos alunos, já que além de Andreia, Monique Mance Crispim e Rafael Ferreira participam das categorias Artes Visuais e Literárias. Se forem classificados nesta fase, os alunos irão participar do Festival Nacional que acontece em dezembro, no Rio de Janeiro. “Estamos felizes demais por conseguir mostrar o potencial dos nossos alunos e compartilhar com mais de 1400 pessoas presentes a alegria e o talento dos alunos da Apae de Fernandes Pinheiro”, destaca a diretora a instituição.
“Buscamos valorizar as habilidades de todos eles, sejam esportivas, artísticas, manuais, intelectuais, enfim o importante é ver o potencial! E o resultado aos poucos vem sendo maravilhoso: Andreia representando o grupo de música, cantando “É preciso saber viver”. Tawane representando a sua turma com a reescrita da história em quadrinhos “A verdadeira história da Branca de Neve”, e o aluno Rafael representando a sua turma, nas Artes visuais com o quadro “Força, Beleza e Identidade”, completou.
O evento se encerra nesta quinta-feira (10), onde serão anunciados os classificados da fase nacional. “Estamos na torcida e expectativa. Sabemos que todos os 30 alunos e grupos que estão aqui são muito bons e tem potencial, mas acreditamos muito nas possibilidades da Andreia, acompanhada do professor Edson, chegar à frente nessa disputa. Assim como o Rafael e a Tawane também tem grandes e reais chances de se classificarem! Estamos muito gratos e orgulhosos dos nossos alunos que estão levando Fernandes Pinheiro à notoriedade e reconhecimento através da valorização da Pessoa com Deficiência. É preciso ver além! É preciso acreditar! É preciso trabalhar! É preciso saber viver!”, finaliza Noeli.
Fotos: Reprodução
Acesse o link https://www.youtube.com/live/HP8SKIw3QkM?si=3V-DiwGR9W26uS-l e confira como foi o primeiro dia de apresentações.