Pesquisas eleitorais em Ivaí podem confundir a cabeça do eleitor

Município conta com quatro candidatos ao cargo, com Clayton Treviso (PSD) e Orli de Cristo (PL) na liderança da disputa

Sthefany Brandalise, com revisão de Nilton Pabis

A disputa eleitoral para a Prefeitura de Ivaí está em um momento decisivo, conforme mostram os resultados de duas pesquisas divulgadas recentemente. Realizadas por institutos distintos, as pesquisas apresentam cenários diferentes, o que pode confundir a cabeça do eleitor. Com um eleitorado de 10.427 pessoas, a eleição, marcada para este domingo (06), promete ser imprevisível, com os indecisos desempenhando um papel crucial no desfecho da votação.

Segundo a London Pesquisas, em entrevistas realizadas entre os dias 19 e 21 de setembro de 2024, o candidato Clayton Treviso – Filho do Idir (PSD – 55) e seu vice Édio Grocholski (PSD) estão à frente, com 40,59% das intenções de voto na categoria estimulada, enquanto Orli de Cristo, atual prefeito (PL-22) e Marcelo Nass (PROGRESSISTAS) têm 35,49%. O percentual de indecisos é maior nessa pesquisa, atingindo 12,35%. Osvaldo Martinhuk (PSDB – 45) e seu vice Dalnei Neiverth (PDT) aparecem com 6,08%, e Plínio Pezzini (PT – 13) e o vice Kako (PT) têm 3,73%. Votos brancos e nulos representam 1,76%.

Vale ressaltar que Calyton Treviso (Clayton Filho do Idir), sofreu recentemente um processo de impugnação da candidatura, que se baseava no fato de que Clayton é filho de Idir Treviso, ex-prefeito de Ivaí, que faleceu no dia 3 de agosto de 2023 enquanto estava no seu segundo mandato consecutivo. Mas, na segunda-feira (30/09), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) confirmou sua candidatura. O julgamento teve um desfecho apertado, com o presidente do TRE-PR, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, utilizando seu voto de minerva para desempatar a votação em 3 a 3, deferindo o registro de candidatura do candidato.

A legislação brasileira estabelece que, em caso de reeleição, o prefeito não pode candidatar-se novamente, e o mesmo impedimento poderia se estender a parentes em linha direta, como filhos. Mas, com o falecimento de Idir, habilitou Clayton a participar da disputa ao cargo de prefeito.

Para a pesquisa do London Pesquisas foram entrevistados 510 eleitores, com uma margem de erro de 4,23% para mais ou para menos e nível de confiança de 95%. A pesquisa, contratada pelo candidato Clayton, tem como Nº de registro: PR-03323/2024 no TSE.

Já o Instituto Arbeit Pesquisas, que foi contratada pelo candidato Orli de Cristo, apresenta um cenário um pouco diferente. Em pesquisa realizada nos dias 29 e 30 de setembro de 2024, o candidato Orli (PL-22), atual prefeito de Ivaí, lideram com 40,60% das intenções de voto na estimulada. Na sequência, aparece Clayton Filho do Idir (PSD – 55), com 32,48%, seguido por Osvaldo Martinhuk (PSDB – 45) com 13,68%, finalizando com Plínio Pezzini (PT – 13) com 5,13%. Os indecisos somam 6,41%. Brancos/nulo/nenhum: 1,70%.

O atual prefeito e candidato, Orli de Cristo, era o vice de Idir Treviso, e por isso assumiu a prefeitura de Ivaí. Orli, com pouco mais de um ano no exercício do cargo, busca a reeleição.  

A pesquisa do Instituto Arbeit Pesquisas contou com 468 eleitores e tem uma margem de erro de 4,43%, com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob nº PR-07106/2024.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.