Em empate, Pitter lidera pesquisa política com 51,8% das intenções de votos válidos  

Apenas dois candidatos estão concorrendo ao cargo para prefeito em Teixeira Soares

Karina Ludvichak, com revisão de Nilton Pabis

Neste domingo (06), munícipes de todas as cidades do Brasil vão às urnas para decidir qual candidato deve assumir a administração pública do seu município pelos próximos quatro anos. Os eleitores devem votar nos candidatos a prefeito, vice e vereador.

Em Teixeira Soares, a disputa está acirrada e vem causando movimento no município por conta das campanhas eleitorais durante a reta final. O ex-prefeito por dois mandatos Ivanor Muller, candidato pelo PP, enfrenta nas urnas o ex-secretário de Ação Social Pitter Heinen.

De acordo com a pesquisa eleitoral divulgada pela Folha de Irati, nesta quinta-feira (03), realizada pela Nexus Pesquisa e Consultoria Política e registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º PR03222/2024, no cenário das disputas à Prefeitura, Pitter lidera a pesquisa com 51,8% das intenções de votos válidos.

Pitter (PSD-55) representa o atual prefeito Lula e conta com apoio do Governo do Estado e tem como vice a Enfermeira Cecília (MDB, e Ivanor Muller (PP-11) é o candidato da oposição e traz como vice Ademilson Pires (PSB), que já foi o vice na sua chapa na última eleição municipal, que está atrás nas pesquisas com 48,2% dos votos, ou seja, por apenas 3,6% de diferença.

Através da pesquisa, os votos válidos servem para simular o resultado das eleições sem levar em consideração os eleitores indecisos.

Essa pouca diferença demonstra que a disputa no município será acirrada, considerando que a pesquisa possui 90% de confiança, com uma margem de erro de 4,65 pontos percentuais para mais ou para menos, os eleitores só poderão confirmar o candidato vencedor após a apuração das urnas.

Realizada nos dias 28 e 29 de setembro de 2024, a pesquisa ouviu 301 entrevistados.

No cenário dos votos espontâneos, que é aquele em que o pesquisador não indica os nomes, Pitter lidera a pesquisa com 46,2% das intenções de voto, enquanto de Ivanor atinge 44,5% das intenções dos votos. 6,3% dos entrevistados não responderam ou não souberam responder, já os 3,0% restantes responderam que vão votar em branco ou nulo.

Na pesquisa estimulada, onde o pesquisado mostra o nome dos candidatos, Pitter obteve 47,5% das intenções de voto e Ivanor 44,2%.

5,0% dos entrevistados não souberam ou não responderam, e 3,3% votariam em branco ou nulo. A diferença entre os candidatos é de apenas 3.3% dentro da margem de erro da pesquisa que é de 5%.

Já no cenário de rejeição dos candidatos, na qual foi perguntado aos entrevistados em quem eles jamais votariam, Ivanor Muller é o candidato com maior índice, representando 34,2%. Já, 32,6% dos eleitores afirmam não rejeitar nenhum candidato, enquanto que 29,6% apontaram Pitter como o candidato em quem não votariam. 3,7% não soube ou não respondeu.

Com 8.128 eleitores, a pequena margem de 3,6% dos votos válidos traz vários cenários eleitorais e o resultado final poderá sofrer alterações até o dia das eleições de 6 de outubro. A margem representa, aproximadamente, 300 eleitores que podem definir quem será o próximo prefeito de Teixeira Soares.  Os números apontam que os candidatos estão em empate técnico dentro da margem de erro da pesquisa. 

A pesquisa foi contratada pela empresa Santa Chiara Comunicação Ltda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.