Papo Confidencial – Edição nº 2965

Acompanhe a mais um Papo Confidencial, com participação de Rosinha

Fake

Corre a boca pequena, diz Rosinha, que o prefeito Jorge Derbli vai se afastar da prefeitura para a campanha política. Segundo o que Derbli comentou com Rosinha, é notícia falsa. “Só esqueceram de me avisar”, disse Derbli na quarta à noite, enfatizando que a informação é falsa. Imaginem se o Derbli vai perder de ficar no cargo na reta final de campanha. Desapega Derbli!

Flagra

A foto desta edição pegou o candidato Emiliano gomes de trelêlê com o seu coordenador de campanha Nelson Menon e seu conselheiro Cleverson Santa Clara ajustando os detalhes onde será o comitê do candidato.

Foto: Divulgação

Optou

Os candidatos a prefeito e vice de Rebouças, Fabio Chiqueto (PSD)e Claudemir Hertel (PL), optaram por uma coordenação feminina de campanha. Eva de Jesus Rupel assumiu a liderança na coordenação da campanha dos dois. Fábio argumentou que ter uma mulher na liderança da campanha traz um engajamento maior e também o olhar feminino para os assuntos públicos, e com isso Rosinha concorda.

2ª Instância

O vereador Adão Kosteskli Primo (PSB), de Prudentópolis, teve pedido de impugnação da sua candidatura por parte do Ministério Público Estadual. Adão é condenado em segunda instância por crime de assassinato e com pena de reclusão. Como diz a Rosinha, o processo de Adão respira por aparelhos, isso porque o advogado conseguiu estender ao máximo o processo para que não ocorra o “transitado em julgado”.

Mudou o Vice

E mudou o vice na candidatura de Marcelo Leite em Guamiranga. O vice, Aroldo Kelte (PSD) que havia sido confirmado em convenção, não se descompatibilizou de uma tesouraria que ocupava em cargo específico, inviabilizando sua candidatura. Em seu lugar foi escolhido Igor Pontarolo, também natural da Boa Vista, onde tem base forte. Na última eleição, Igor atuou no grupo dos Machado e segundo informações, já está acelerando na campanha.

Gilvan na Mira

O ex prefeito Gilvan Agibert (UB), que já teve dificuldades para encontrar uma vice para a disputa eleitoral, teve dois pedidos de Impugnação de sua candidatura. Um foi do próprio Ministério Público Eleitoral que arguiu que as condenações não permitem o registro da candidatura. Gilvan é claro que deve recorrer. Gilvan tem contas reprovadas pela câmara de vereadores com “Dolo”, o que impede a candidatura.

Outro Processo

Rosinha detectou em Prude que o outro pedido de impugnação acontece por parte da coligação de Adelmo, que sustenta que os crimes cometidos por Gilvan contra os cofres do município não permitem que seja candidato. Aos pedidos de Impugnação cabe recursos. Mas o partido tem o prazo de até 20 dias antes da eleição para substituir o candidato. Se isso não for a opção e se a decisão da justiça for pela cassação da candidatura, os votos serão anulados, porque não é só o candidato que é cassado, mas sim a chapa.

Certo ou Errado

E também quem não quer deixar o ex prefeito Bertoldo Rover ser candidato é a turma do Zezo e do Zaqueu. Foram protocoladas duas impugnações contra Bertoldo Rover, candidato pelo PSD. Segundo Rosinha, uma foi pela turma do Zezo e outra pela turma do Zaqueu. Eles dizem que as contas de Bertoldo enquanto era prefeito e foram reprovadas pela câmara tem dolo ao município, e isso o impediria de ser candidato. Já Rover diz que não houve dolo, uma vez que pagou as multas com dinheiro próprio e não do município. É isso aí Rosinha, enquanto o resultado não sai, segue o baile, digo, segue a campanha.

Na política, o que você diz nem sempre é o que você faz, mas sempre é o que você tenta esconder.

-Desconhecido

Devagar

A falta de campanha nas ruas tem trazido alguns questionamentos por eleitores. A quietude de ambos os lados faz os eleitores questionarem a possibilidade de estar acontecendo embargos. Mas ainda se percebe que mesmo faltando poucos mais de 40 dias para a eleição, o eleitorado não pensa no assunto. Será que os candidatos não empolgaram?

Renovação

As câmaras de vereadores da região devem ser renovadas nas próximas eleições. Em Irati, por exemplo, alguns analistas políticos de botequim comentaram com a Rosinha que esse número pode chegar a 50%. Mas outros ainda são mais ousados e colocam números maiores. Isso se deve em parte pela combinação de partidos e coligações na majoritária. E você leitor, o que acha?

Não é mais

Elcio de Jesus, conhecido pela alcunha de “Menonzinho”, não é mais o secretário de esportes de Irati. Em seu lugar, Cristiano Fiori assume o cargo. Elcio que é fiel ao prefeito Jorge Derbli assume o cargo de Assessor Especial de Gabinete. O Motivo foi incompatibilidade de função, mas Rosinha que ouve tudo em todos os lugares me disse que teve fundamento político. Qual seria a cartilha que Menonzinho não leu? Como dizia dona Quirina da novela “Tieta”: “mistéééério”.

Mallet

E como a Rosinha previu, o clima político está quente em Mallet. A vereadora Kelly teve sua candidatura embargada pelo Ministério Público Eleitoral da Comarca por ter sido exonerada da função de funcionária pública. Rosinha me explicou que quando o funcionário é exonerado, ele fica impossibilitado de se candidatar, e o MP está baseado nisso para embargar Kelly. Ainda, a prisão de um foragido de Mallet em São Paulo traz contornos eletrizantes para a disputa política. É que o meliante, segundo Rosinha, tem parente disputando a vereança. O que isso pode impactar, só o povo de Mallet pode dizer.

“39”

– Se atentem candidatos, faltam poucos dias para a eleição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.