Conheça mais sobre a cirurgia endoscópica nasal para sinusite

É uma técnica minimamente invasiva que utiliza uma microcâmera para guiar cirurgião com micro instrumentos

dr. bruno l. alencar
otorrinolaringologista
crm 18299 rqe 13511

A cirurgia endoscópica nasal é o nome dado para o conjunto de procedimentos cirúrgicos aplicados no tratamento de alterações funcionais do nariz, como o desvio do septo nasal, hipertrofia dos cornetos nasais, pólipos nasais e sinusite crônica. Esses procedimentos são realizados por videoendoscopia.
Cirurgia endoscópica nasal é o nome comum para um grande número de cirurgias de nariz e seios da face como a cirurgia de sinusite, a cirurgia para correção de desvio de septo, cirurgia para remoção de pólipos nasais e redução de cornetos hipertrofiados.


É uma técnica minimamente invasiva que utiliza uma microcâmera para guiar cirurgião com micro instrumentos.


Como é a cirurgia endoscópica nasal
Um endoscópio, um pequeno tubo flexível com uma luz e uma lente de câmera na extremidade, é inserido no nariz para visualizar a cavidade nasal e os seios da face. A área do seio etmoidal geralmente é aberta, permitindo a visualização direta dos seios maxilar, frontal e esfenoidal.


O endoscópio fornece ao cirurgião precisão técnica, proporcionando fácil visualização e ampliação das áreas problemáticas sem danificar o tecido saudável circundante.


O trauma cirúrgico é mínimo, pois o processo patológico é totalmente removido, preservando-se as estruturas saudáveis do nariz e seios da face, o que nem sempre era possível com as técnicas cirúrgicas anteriores.


A recuperação pós-operatória é, portanto, encurtada, para que o paciente possa retornar às atividades diárias após alguns dias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.