Um sonhador

No último sábado (6) tivemos a notícia que o ex-vereador Antônio Celso de Souza, conhecido como Xôxolo, nos deixou. Não podemos falar em tristeza quando uma pessoa deixa este mundo para um plano maior ou para estar junto de Deus. Mas pelo egoísmo humano, sempre sentiremos a falta. Muitas foram às vezes que falei nesta coluna sobre o vereador ou sobre o secretário de Esportes e muitas coisas deveria ter falado em vida. Ele sofria de um câncer que enfraqueceu o corpo, mas não a alma. Das várias conversas que tivemos ele nunca se queixou, mas sempre demonstrava a vontade de fazer por Irati. Foi um apaixonado pela cidade, com vontade de fazer que o inquietava. Foi secretário de Esportes, foi vereador, foi um lutador. Teve importante e significativa atuação na construção do calçamento da Barra do Gavião que dá acesso ao Frigorífico Thoms. Foi o primeiro vereador a pedir a construção do Canal Hídrico para acabar com os alagamentos no Centro da cidade. Atuou para a construção do Complexo Esportivo do Pinho de Baixo e para o Campo construído no Parque São João, tal como a quadra sintética que está lá construída. Enumerar conquistas poderia ser ato falho, mas estas que acredito ser importantes, acompanhei. Xôxolo era um homem como qualquer um de nos, com qualidades e com falhas, com virtudes e com defeitos, mas tinha características como à lealdade, firme em seus ideais. A vontade imensa de melhorar a qualidade de vida da população movia as intenções até nos momentos mais difíceis. Foi incansável. Talvez estas palavras que dedico neste momento não encantem, mas apenas reconheçam o homem público que foi. Que as qualidades e a alegria fiquem como exemplo e um até breve!

Liberando

O líder do governo Ratinho Junior, deputado Hussein Bakri, esteve com o prefeito Jorge Derbli em Irati, na últimaquarta (10). Hussein, que já tem investimentos no município, foi indicado pelo prefeito Derbli como um dos deputados que representa oficialmente o município. Essa construção foi feita aos poucos pelo representante Mauricio Chaves que foi elogiado na reunião.

Durante a reunião, o deputado oficializou os investimentos de R$ 1 milhão intermediados para liberar a construção de salas de aula, refeitório e cobertura de área de lazer na escola Trajano Gracia, em Gutierrez. Derbli ainda ganhou mais R$ 500 mil para construção de quadra esportiva no Parque Aquático. Pelo jeito, após muitas tentativas, é um relacionamento que se fortalece.

Chefes

Segundo informações da Rosinha, que andou especulando por aí, é aguardado para os próximos dias as nomeações de dois chefes de Núcleos em Irati. A 4ª Regional de Saúde deve ter seu novo titular anunciado via decreto. Da mesma forma, isso deve ocorrer no Núcleo de Educação. Segundo a Rosinha, estas duas indicações são apadrinhadas pelo deputado Hussein Bakri e deve agradar os políticos da região.

Do deputado Artagão Junior permaneceram as indicações de Jonas Bankersen no IAT e Edileia Cintia Bueno na 21ª Ciretran. Já a SEAB, será de indicação do deputado Alexandre Curi. Mas ninguém sabe se muda a titular do posto ou não. Aí quem deve ter força é a prefeita Cleonice.

“A Santa Casa de Irati é como um carro Mercedes zero quilômetros. Novinha e linda. Mas sem combustível para rodar!”

Ladislao Obrzut –Provedor da Santa Casa

Convencendo

Os coordenadores da Santa Casa de Irati se reuniram na manhã da quinta (11), na AMCESPAR, para apresentar aos prefeitos da região o real déficit da entidade e pedir ajuda. Segundo o provedor, Ladislao Obzut, é preciso o auxílio dos municípios para que a Santa Casa sobreviva neste momento que até os salários estão atrasados. A apresentação mostrou detalhes de prestação de contas e foi um momento para questionamentos.

Ajuda

Os prefeitos ouviram atentos e fizeram suas defesas, inclusive, defenderam os investimentos que já fazem na entidade. Mas ouve, por parte da entidade, o comprometimento de fazer um estudo para ver como cada município pode contribuir para ajudar neste momento. Mas os prefeitos também informaram das suas dificuldades. A sugestão é que os investimentos sejam proporcionais ao uso de cada município.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.