Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 20:44, 28°C

Os detalhes técnicos do projeto serão apresentados aos pequenos produtores no dia 18 de abril
Foto: Divulgação

Karina Ludvichak

Neste ano, Guamiranga se credenciou ao Programa Pecuária Mais Brasil, que é exclusivo para os pequenos criadores de gado de corte e leite. O intuito é impulsionar a produção da agricultura familiar e empreendimentos rurais. Os detalhes técnicos do programa serão apresentados no Centro de Treinamento de Agricultores, no dia 18 de abril, às 19h.


O projeto é uma iniciativa da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (Conafer), que tem como proposta impulsionar a produção pecuária através da inseminação. “A Prefeitura, em parceria com a Secretaria, oferece toda a equipe técnica com todo o respaldo e organização dos produtores”, explica a secretária de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Cristiane Tabarro Borgo, a respeito de como vai funcionar o atendimento do programa no município.


A equipe técnica que trabalha no programa é responsável por entregar as fêmeas aos produtores comprovadamente prenhas e também repassar instruções sobre os cuidados necessários que o proprietário deve ter. O programa presta assistência na preparação nutritiva; manejo do rebanho; fase hormonal de sincronização de cio; processo de inseminação; os diagnósticos da gestação, além de fazer acompanhamentos até o nascimento dos bezerros.


Para os criadores de gado de corte e leite do município que desejam ser atendidos pelo programa, basta participar do evento no dia 18 de abril e conhecer as propostas de adesão. E para os que desejam conhecer mais sobre o projeto antes desta data, pode ser feita uma solicitação de encaminhamento prévio do material técnico à Secretaria de Agricultura.


Cristiane explica que após os produtores se cadastrarem, o pré-diagnóstico é encaminhado para a Conafer. E em intervalos de tempo a equipe realiza as inseminações, cumprindo um planejamento estratégico. “Esse programa existe no Brasil todo. Guamiranga é um dos poucos municípios do estado que vai incrementar o programa no ano de 2023”, enfatiza a secretária.

Leia outras notícias