Esther Kremer
A Secretaria de Saúde de Rio Azul promoveu, na noite de quarta-feira (15), a 1ª edição do Carnaval Jovem, um projeto que visa incentivar os jovens entre 14 e 25 anos a cuidar melhor da saúde. O evento aconteceu no Centro de Eventos Martins e foi gratuito para toda a população.
O evento contou com a realização de 100 testes rápidos, 50 atendimentos de auriculoterapias e 20 atendimentos em Saúde. Também contou com diversas atividades educativas, palestras sobre bullying, ansiedade, depressão, prevenção a gravidez na adolescência, doenças sexualmente transmissíveis e outros temas, contou com grupo de terapia integrativa e complementar. Houve pausa para lanche e, ao final, uma balada com DJ.
Autoridades municipais e representantes de órgãos públicos estiveram presentes como o Conselho Tutelar, a 4ª Regional de Saúde, o Núcleo de Educação de Irati, Polícia Militar e autoridades municipais. Como o evento ocorreu em dia de semana e a noite, os alunos do período noturno puderam participar e estiveram acompanhados dos professores.
O prefeito do município, Leandro Jasinski, prestigiou o evento e disse que “foi um evento muito importante pois atingiu uma faixa etária pouco trabalhada e foi tratado de diversos temas importantes para os jovens. Foi bem legal e teve muita participação, mais para o fim das palestras fizemos uma baladinha, até às 22h, o que também foi muito divertido”, destaca.
A secretária de Saúde, Cristiana Schvaidak, comentou sobre a importância do momento e da participação da população mais jovem. “Foi uma noite muito divertida e um momento de muito cuidado com a saúde. Teve uma participação incrível e agradeço aos professores que estiveram presentes, que levaram os alunos”.
A secretária de Assistencia Social, Ghessi Bucco, também participou da interação e falou sobre o sucesso do evento. “Tivemos um número expressivo de jovens, um público que é difícil de alcançar, mas que compareceram. Diversos assuntos deliciados foram trabalhados, foi importante para incentivar que esses jovens procurem a Secretaria de Saúde, que não sintam vergonha e procurem ajuda. Foi um evento muito importante e bonito”, disse.
O educador físico da Secretaria de Saúde, Evaldo Dorocinski, foi um dos organizadores do evento e falou sobre a sua importância. “Foi uma noite muito legal, onde os jovens puderam se divertir e se informar em questões da saúde. O evento ocorreu com muita tranquilidade e segurança. Foi diversão e informação juntas”, finaliza.