Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 23:56, 21°C

Cultivo de peixes no Brasil teve crescimento de 4,7% em um ano
16 produtores participaram de dois dias de curso na localidade de Bituva das Campinas - Foto: Assessoria Prefeitura

Daniela Valenga

A Prefeitura de Fernandes Pinheiro, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou um curso de piscicultura com produtores do município. Os encontros ocorreram nos dias 23 e 24 de maio, na localidade Bituva das Campinas e tiveram a participação de 16 produtores.
A piscicultura é um ramo que desenvolve o cultivo de peixes e outros organismos aquáticos. Luciele Aparecida Scheidt, diretora do departamento responsável, explica que o objetivo do curso é fomentar a criação de tilápias no município e, assim, incentivar a geração de renda para as pequenas propriedades.
Luciele relata que alguns dos produtores que participaram do curso já possuem tanques em suas propriedades e outros tem interesse em trabalhar com a piscicultura. “O curso abordou desde a construção do tanque até a produção final da tilápia”, conta.
A piscicultura é um ramo em crescimento no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira da Piscicultura, a produção de peixes de cultivo, como tilápia, teve um crescimento de 4,7% entre 2020 e 2021. Foram produzidas 841 mil toneladas de peixes no país somente no ano passado.
Para Luciele, promover cursos de formação na área é uma maneira da prefeitura incentivar a produção no município. “O curso possibilita uma capacitação técnica e conhecimento específico para que os produtores possam trabalhar e comercializar no ramo da piscicultura”, ressalta.
O produtor que deseja trabalhar no ramo de piscicultura deve obter um licenciamento aprovado pelo Instituto Água e Terra (IAT), antigo Instituto Ambiental do Paraná. Luciele aponta que a prefeitura pode ajudar os produtores interessados com a documentação.
“Fazemos essas capacitações para os produtores que têm interesse em atuar na área, mas não cabe a nós aprovar o licenciamento, ajudamos a montar o processo e enviamos para o IAT”, coloca.
Esta é a segunda edição do curso de piscicultura promovido pela Prefeitura de Fernandes Pinheiro. Em 2021, 18 produtores participaram da formação a localidade de Bituva dos Machados .

Leia outras notícias