Irati PR, 00:40, 15°C

As ações da Semana Nacional do Trânsito foram encerradas de uma forma dinâmica em Imbituva. Os alunos da Escola Municipal Maria Boska Pedroso, localizada no centro da cidade, “multaram” motoristas imprudentes. A atividade faz parte do projeto Atitudes Simples Movem o Mundo com uma série de trabalhos sobre trânsito, educação e valores, realizados em sala de aula.

Com faixa e caracterizados, os estudantes chamaram a atenção no centro da cidade. Foto: Jaqueline Lopes

Em frente à escola e acompanhados por professores, as crianças identificavam os erros cometidos pelos motoristas como, parar em cima da faixa de pedestres, não utilizar o cinto de segurança, dirigir e falar ao celular ao mesmo tempo. Para o motorista imprudente, as crianças entoavam em voz alta ‘cadê o cinto? ’, e ‘parou na faixa! ’. A ação chamou a atenção de quem passou por lá.

A diretora da Escola, Marilda Tessari Gaspar, comenta que a atividade se fez necessária pelo alto índice de imprudência registrado na região. Temos 470 alunos e é um fluxo bem grande de pais com seus veículos, além de vans e ônibus. Portanto pensamos em fazer essa conscientização de todos, principalmente dos pais das crianças, diz a diretora.

Produzimos uma multa educativa junto com a Prefeitura e a Secretaria de Educação, para que os motoristas e pais dos alunos despertem a consciência que um minuto faz sim a diferença no trânsito. Eles também entregaram folders de conscientização, e uma lixeira para o carro, conta a professora responsável, Alcioni dos Santos Gonzaga.

OUTRAS ATIVIDADES

Em sala de aula, os alunos, ao longo dos meses, vêm trabalhando a atividade de leitura do Jornal Folha de Irati, através do Projeto Folha Escola. Na oportunidade, eles realizaram uma exposição de matérias sobre o trânsito e valores do dia a dia. A exposição contou também com outras atividades realizadas pelos estudantes que enriqueceram os conhecimentos sobre as boas práticas do dia a dia.

Foto: Jaqueline Lopes

 

Leia outras notícias