Pesquisar
Close this search box.

Irati PR, 07:38, 17°C

A seleção dos animais foi feita pelo CRAS, ONG Amigos Legais, Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Desde 2021, a Prefeitura, somando recursos do Governo, investiu mais de R$200 mil na causa animal - Foto: Tiago Castro

Esther Kremer

Na segunda-feira (03) o Programa CastraPet esteve em Imbituva, na praça da Igreja Matriz, para realizar a castração gratuita de cães e gatos. O Programa é oferecido pelo Governo do Estado e busca o controle populacional de cães e gatos e prevenção de zoonoses. A seleção dos animais foi feita anteriormente pelo CRAS, ONG Amigos Legais, Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Esta é a segunda vez que Programa chega até o município e 95 animais foram castrados durante o evento, entre eles cães e gatos, machos e fêmeas.
Desde 2021, somado aos recursos do Governo do Estado e da Prefeitura, já foram destinados a castrações, procedimentos veterinários, internamentos, cirurgias e medicações, mais de R$200 mil reais para a causa animal no município.

O CastraPet é uma parceria entre Governo do Estado e Prefeituras – Foto: Tiago Castro


O prefeito Celso Kubaski comentou sobre o momento e disse ser um importante investimento. “Essa demanda é muito importante, o município de Imbituva, assim como os outros, devem cuidar dos seus animais e da saúde pública. O CastraPet é um convênio do Governo com contrapartida do município, é uma ajuda para os que precisam. Fica o nosso agradecimento a todos os envolvidos”, disse.

Segundo Kubaski, a Prefeitura participou da Feira de Adoção de Animais, que ocorreu junto a última Feira de Malhas, da doação de ração arrecadada na Festa do Peixe para a ONG Amigos Leias e também destinou um local para a ONG, para a construção de uma nova sede.

O secretário do Meio Ambiente, Tiago Castro, comentou sobre o evento e diz ser uma causa importante. “São trabalhos e recursos públicos do Estado e da Prefeitura, são muito importantes para que a gente possa ajudar o município no controle da população de animais de companhia. Penso que a ajuda deve ser mútua, parte do setor público com o apoio da população para conseguimos ter grandes benefícios”, disse.
Castro também explica que o poder público está fazendo a sua parte, mas que a população deve colaborar. “A população deve ter consciência quanto a adoção responsável dos seus animais, devemos evitar os maus tratos, evitar inclusive o abandono dos animais em vias públicas, isso aumenta muito o número de cães e gatos nas ruas”, finalizou.

Leia outras notícias